Milhares de fiéis estiveram nesta quinta-feira, 08, no Centro de Maceió para participar das comemorações ao Corpus Christi. As atividades, organizadas pela Arquidiocese de Maceió, tiveram início às 6h com a missa solene, seguiram com a montagem dos tapetes e a tradicional procissão.
Embalados por cânticos e orações, os fiéis percorreram as principais ruas do Centro. Este ano, o tema foi “Com Cristo uma vida se torna Eucaristia”.
Mais cedo, o setor Juventude da Arquidiocese confeccionou os tradicionais tapetes de Corpus Christi, sempre presentes nas celebrações por todo o país. As artes, que tradicionalmente são confeccionadas com serragem, sal colorido, areia, cascas de ovo, galhos, flores e até borra de café, foram feitas nas ruas por onde passou o carro com o Santíssimo Sacramento.
O cortejo se iniciou na Catedral Metropolitana de Maceió, passou pelas ruas 2 de dezembro e Oliveira e Silva, seguiu pela Praça Montepio dos Artistas, Rua Barão de Penedo, Praça Marechal Deodoro, Rua Cincinato Pinto, Rua Melo Morais até chegar a Praça dos Martírios, onde ocorreu uma missa.
A celebração da Festa do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpos Christi, foi originada na Idade Média quando surgiram as primeiras disputas doutrinais da Igreja. O Concílio de Latrão (1215) confirmou a doutrina da transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de cristo, confirmando assim a presença real de Cristo vivo. De modo que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico na consagração durante a missa sempre que ele repete: “Este é o meu corpo… este é meu sangue”.
0 Comentários