Quatro cães foram encontrados mortos, na manhã desta quarta-feira, 12, na sede do projeto Acolher, uma ONG que acolhe animais abandonados e cuja sede funciona na Chácara Santana, no conjunto Village Campestre II, bairro Cidade Universitária.
Um funcionário chegou para trabalhar, pela manhã, e encontrou os cães mortos e outros quatro cães com sintomas de envenenamento. Segundo boletim médico, dois animais estão em estado grave num hospital veterinário parceiro da instituição e outros dois estão em observação.
Lidiane Lima, voluntária do Projeto, conta que a equipe trabalha até as 19h e que, ao que tudo indica, os animais ingeriram carne contaminada com chumbinho, conhecido veneno de matar ratos. A constatação é do médico veterinário que realizou a autópsia nos animais mortos. Ele teria encontrado carne recém-ingerida e hemorragia nos órgãos. A ideia é realizar um procedimento mais preciso para detectar se os cães do projeto foram mesmo vítimas de uma ação criminosa.
Na sede do projeto o clima é de comoção e revolta. “Essa atitude é criminosa e as pessoas precisam entender que configura maus-tratos e que tem punição”, desabafou Lidiane, que ressalta a beleza de um projeto como este – voluntário – e fruto de muita dedicação de seus membros. “Nós dedicamos nosso tempo e investimos do nosso bolso para ajudar esses animais que antes estavam abandonados”, completa a voluntária.
Ao todo o projeto abriga 62 cães, sendo 30 deles filhotes que acabaram de nascer, além dos nove gatos recolhidos à chácara. Os membros do projeto lembram que o espaço onde funciona é alugado e que sobrevive de doações e campanhas, com apoio de parceiros.
Nesta tarde, uma equipe do Batalhão Ambiental esteve na sede do projeto para colher informações sobre o caso. O que a coordenação espera é que a justiça seja feita.
Fonte: Alagoas 24 Horas
0 Comentários