Dados registrados pela BRK apontam uma redução de 33% nas ocorrências de extravasamento de esgoto na Região Metropolitana de Maceió. Além das manutenções regulares nas unidades operacionais do sistema de esgotamento sanitário e da substituição de tubulações, a empresa realizou a limpeza preventiva de mais de 310 km de redes de esgoto em 2023 – extensão equiparável à distância entre Maceió e Recife.
A limpeza de poços úmidos nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) foi fundamental para evitar interrupções das operações devido a obstruções nas bombas. Além disso, intervenções em grandes coletores de esgoto e obras para adequação das estruturas recebidas na concessão também foram determinantes para a diminuição significativa dos casos de extravasamentos.
Outras medidas que contribuíram para aumentar a eficiência do sistema foram a reativação de uma rede coletora de mais de um metro de diâmetro na Rua Buarque de Macedo, em Maceió, que estava inoperante há anos, e o levantamento de comportas antigas. Essas estruturas, que ajudam a regular a vazão de esgoto nas tubulações e prevenir transbordamentos, apresentavam danos estruturais e foram devidamente recuperadas.
“Somente do coletor da Buarque de Macedo, retiramos 400 toneladas de resíduos, em limpezas preventivas contínuas realizadas ao longo do ano, durante o período noturno e de madrugada. Da EEE Praça Lions, foram removidas 138 toneladas de materiais descartados irregularmente e que dificultam o escoamento do esgoto”, conta Micaías Santos, coordenador de Manutenção de Redes de Esgoto da BRK em Alagoas.
Segundo o coordenador, o trabalho estratégico das equipes de campo foram determinantes para esse resultado. “Com maior domínio do sistema, reativação de estruturas importantes e as análises das ordens de serviço de desobstrução, foi possível identificar áreas de maior incidência de extravasamentos e atuar preventivamente. Esse trabalho estratégico foi essencial para a diminuição dessas ocorrências”, destacou.
Aliado às medidas operacionais, a BRK atua com o Programa Saneamento a Limpo, que realiza vistorias nos imóveis de Maceió para identificar ligações irregulares e contribuições de óleo/gordura na rede de esgoto. Durante as visitas, os clientes recebem orientações e são informados sobre eventuais irregularidades encontradas, bem como os prazos para as devidas adequações.
Texto: Bárbara Pacheco
0 Comentários