O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 em Alagoas, superou as expectativas dos gestores da Secretaria de Estado da Educação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 170 mil estudantes se candidataram aos mais de 50 cursos ofertados na Universidade Federal de Alagoas.
O número representa um crescimento de 36% nas inscrições em relação ao exame de 2012. No Nordeste, Alagoas ficou em segundo lugar no número de inscrições. Já no ranking nacional, o estado ficou em quarto lugar, atrás somente do Amapá (63%), Tocantins (45%) e Ceará.
A secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, afirmou na última sexta-feira (13), durante entrevista coletiva que o crescimento no número de inscritos se deve à credibilidade no exame. “Acredito que os estudantes confiam no Enem e vem ganhando confiança para fazer a prova”, afirmou.
“Isso comprova que Alagoas está investindo na educação para que esses estudantes possam ingressar na universidade e futuramente competir no mercado de trabalho”, disse Josicleide aoG1.
A secretária aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos do Estado em centros de apoio de estudos e vídeo aulas para os candidatos do Enem. Na última terça-feira (10), o governo inaugurou no Cepa, um Centro de Apoio aos cerca de 25 mil estudantes que farão o Enem.
“O espaço é equipado com computadores e internet de alta velocidade, onde os alunos podem pesquisar e tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao Ensino Médio. Nós também estamos disponibilizando kits de cursos de Lógica, baseados em questões do exame nos anos anteriores, além de vídeo aulas para os alunos que se inscreveram nas coordenadorias do estado”, afirmou.
De acordo com a secretaria, depois de Maceió, o município de Arapiraca foi o campeão de inscrições de candidatos ao Enem. O número de inscritos nas vídeo aulas do município chega a 4.128. Já em Penedo 1.270 alunos confirmaram presença nas aulas.
O estudante João Paulo de Almeida Marques, 18, da escola Princesa Isabel, no Cepa, foi um dos 170 mil alagoanos inscritos no exame. Ele vem participando de aulas do Programa de Apoio às Escolas Públicas para se preparar para o Enem.
“Vou prestar vestibular para engenharia civil, pois sempre foi minha paixão. Adoro física e cálculos, estou fazendo um curso de edificações no Senai e quando minha irmã fez o Enem em 2012 eu peguei o caderno de questões e comecei a responder para treinar”, disse.
“O Centro de Apoio é importante, porque nem todo mundo tem acesso a internet em casa e as vídeo aulas são uma ótima oportunidade para tirarmos dúvidas, fazer pesquisa, tem sido um apoio bacana”, completou.
Fonte: G1
0 Comentários