Alagoas ainda é o estado com maior taxa de homicídios dolosos do país, segundo Levantamento do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). São 58,2 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes em 2012.
No entanto, em comparação com 2011, houve uma redução na criminalidade que reduziu 21,9%, resultando na queda de 2,3 mil mortes para 1,8 mil assassinados em 2012. O indíce aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.
Uma das medidas para tentar reduzir o número de mortes violentas no estado foi a implantação do programa federal ‘Brasil Mais Seguro’. No segundo semestre de 2012, a Força Nacional chegou ao estado com homens, carros e helicópteros para reforçar a segurança.
Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Defesa Social, Dário César, durante esse período de atuação da Força Nacional houve uma redução de 18,1% no número de homicídios. Há pouco mais de um mês, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo esteve no estado alagoano.
À época ele disse que que é preciso mais vontade política e ação para combater a violência, mas também pediu ajuda da população. “Os alagoanos precisam ajudar no combate ao crack, que é o mal de toda sociedade, só assim vamos conseguir combater a violência. Para isso, todos devem se engajar em projetos sociais e contribuir na própria comunidade para uma cultura de paz”, conclui.
Fonte: G1
ESSE INDICE ESTA ERRADO, ELE SÓ CONTABILIZA QUANDO HÁ MORTE NO LOCAL, QUEM É BALEADO E SOCORRIDO E MORRE NO HOSPITAL É MORTE NATURAL, DESSE JEITO OS NUMEROS SÃO ERRADO.