O fim de semana tem uma opção de lazer diferente em Maceió. A partir deste sábado (2) até o domingo (3), o Navio Patrulha Guaratuba, da Marinha do Brasil, está aberto para visitação. A embarcação está atracada no Porto de Maceió, em Jaraguá, e as visitas gratuitas acontecem de 14h às 17h.
Com cerca de 47 metros de comprimento, a embarcação faz a patrulha naval no litoral da Bahia e Sergipe. Com 18 anos, ela desloca 217 toneladas e atinge velocidades de até 25 nós (aproximadamente 46Km/h).
De acordo com o sargento da Marinha, Janilton, as pessoas podem visitar toda a área externa do navio. “É uma oportunidade de mostrarmos como é o trabalho no navio para manter a soberania do país”, disse.
O sargento informou que o navio faz os serviços de repressão ao contrabando e ao comércio ilícito, controla as áreas marítimas sob jurisdição brasileira e proteje as plataformas. “As pessoas têm muito interesse em conhecer as armas”, observou.
O estudante Gustavo César Rosendo, 9, disse que gostou muito de ver o canhão. “Estou gostando muito de conhecer o navio. Não sabia que era desse tamanho”, comentou.
O advogado Fabrício Ramos levou o filho de 10 anos para a visitação. “É uma oportunidade de uma programação diferente. Ele pode conhecer os equipamentos que fazem a proteção do território brasileiro”, ressaltou.
Quem aproveitou o sábado para conhecer o navio patrulha foi a cordelista Maria José de Oliveira, conhecida como “Mariquinha”. Ela disse que já conheceu 71 navios. “Fiz 52 cordéis sobre navios. Se o comandante permitir vou fazer desse também”, falou.
Fonte: G1
0 Comentários