Um treinamento para futura missão no continente Antártico, o navio polar da Marinha Brasileira, Ary Rongel, que está atracado no Porto de Maceió, abre para visitação do público neste domingo (6). A população pode conhecer a embarcação das 14h às 17h.
O navio veio a Maceió para treinamento e segue para Porto de Vitória, no Espírito Santo (ES), na próxima segunda-feira (7). Em outubro, após o período de treinamento em solo brasileiro, o navio seguirá para a missão na Antártica.
Pela primeira vez atracado em Maceió, o navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel é comandado pelo capitão do mar e guerra Antônio Braz de Souza e veio para capital alagoana, na última quinta-feira (3), para treinamento da tripulação, informou o imediato-nomeado Ronivaldo Vasques.
Com capacidade para o embarque de 105 pessoas, entre militares, mergulhadores, pesquisadores e outros profissionais, o navio oferece suporte para a pesquisa brasileira realizada no continente Antártico durante seis meses.
Todos os anos, as missões acontecem de outubro a abril, época que corresponde ao verão antártico. Durante os outros meses do ano, o navio realiza treinamentos e manutenção em solo brasileiro, explicou o imediato-nomeado.
“Durante o verão antártico, a tripulação chega a conviver, em média, num ambiente com -12°C. Além do Ary Rongel, a Marinha ainda contribui com o suporte de outro navio polar para as missões de pesquisa. E a próxima missão a ser realizada por nós será a 37ª Operação Antártica de apoio logístico ao programa antártico brasileiro”, contou.
Ainda de acordo com o imediato-nomeado Vasques, todos os anos a tripulação do navio é renovada e para o grupo ser montado, há uma série de treinamentos rigorosos realizados para a seleção. Durante esse período de viagens em solo brasileiro, a tripulação selecionada realiza mais treinamentos como o combate a incêndios, abandono do navio, exercício em aeronaves e entre outros preparos de segurança. O exercício em aeronaves se dá devido aos dois helicópteros que viajam dentro do navio para as missões na Antártica, apontou.
Segundo a Marinha do Brasil, para Maceió o navio trouxe ainda cerca de oito metros cúbicos de carga em material de manutenção para o Farol de Aracaju (SE) e, após a passagem por Vitória (ES), que será realizada posteriormente à saída de Maceió, o navio retornará ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) no dia 14 de maio, quando iniciará também as manutenções necessárias a fim de operar na próxima missão na Antártica.
O navio Ary Rongel possui capacidade de navegar em campos de gelo fragmentado de até 80 centímetros de espessura. Ele foi construído em 1982 pela empresa norueguesa Riber Shipping e em 1994 foi incorporado à Marinha do Brasil, dando assim, início a uma nova fase ao programa em questão.
0 Comentários