Após o lançamento oficial do aplicativo CittaMobi, no dia 1º de dezembro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já contabiliza 58.338 downloads, atualizados até a manhã desta quarta-feira (17). A ferramenta de monitoramento tornou-se uma aliada dos usuários de transportes públicos, que agora podem acompanhar em tempo real os itinerários dos ônibus coletivos de Maceió.
Segundo a assessora especial de Transportes, Fernanda Cortez, a SMTT avaliou também um número alto de consultas ao aplicativo, na qual já passa de dois milhões de acessos. Comparado à quantidade de visualizações através do site CittaMobi (www.cittamobi.com.br), onde a população também pode ter acesso à ferramenta, a quantia é inferior, com 97.580 consultas, número ainda considerado alto pelo órgão. Ainda de acordo com Cortez, o objetivo da SMTT é atingir 90% dos usuários dos transportes públicos da capital, a fim de oferecer conforto e melhor qualidade na prestação de serviço.
Para atingir essa meta, o órgão lançará em janeiro de 2015 o aplicativo CittaMobi adaptado para deficientes visuais. O diferencial, comparado ao já acessível à população, será o áudio disponibilizado na ferramenta de monitoramento. Por meio do aplicativo, disponibilizado apenas nas plataformas Android e iOS, a população pode verificar o tempo preciso que os coletivos passarão no ponto de embarque e desembarque e quais as linhas que passam na parada onde está o passageiro. Existe um projeto em andamento para atender os usuários que possuem celulares com Windows Phone e a estimativa é que esteja disponível para uso em janeiro do próximo ano.
Usuário de ônibus em Maceió, o universitário Deriky Pereira passou a utilizar diariamente o aplicativo antes de sair de casa e aprovou o serviço da ferramenta. “Eu dou uma olhada para ver onde está o ônibus que pretendo pegar, pois ele disponibiliza o número da linha. A precisão é muito boa. Esse controle serve até como prevenção e só saio de casa depois de olhar”, disse. Desde o lançamento, o aplicativo sofreu pequenos ajustes com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço.
Ainda de acordo com a SMTT, os usuários de ônibus podem entrar em contato com o órgão, por meio do número 118, também lançado no dia 1º de dezembro, para sugestões ou reclamações relacionadas à nova ferramenta. “No início corrigimos juntamente com a Cittati Tecnologia, empresa que é responsável pala criação do aplicativo, algumas linhas de ônibus que apareciam apenas o número de identificação. Nosso objetivo é oferecer melhorias aos usuários e eles podem entrar em contato, através do nosso canal de atendimento”, afirmou Fernanda Cortez.
Fonte: Secom Maceió
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