As agências da CAIXA em Maceió voltaram a registrar longas filas nesta terça-feira (14). É o segundo dia seguido de aglomerações na porta dos bancos. O superintendente da rede bancária em Alagoas, Sander Farias, diz que 70% dos atendimentos são para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial de R$ 600, serviço que pode ser feito pela internet.
O auxílio é concedido a Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais, desempregados e contribuintes individuais do INSS por causa da pandemia do coronavírus.
- Quem tem direito e como funciona? Tire suas dúvidas
- Passo a passo para pedir o auxílio emergencial
- Calendário e formas de pagamento
Em uma das agências, no centro da cidade, a fila se estendia pela calçada e chegava a dar a volta no quarteirão.
“Os empregados do grupo de risco da CAIXA estão home office. Nossa capacidade já está reduzida, por isso só serviços essenciais estão sendo feitos. Estamos seguindo recomendação do Ministério da Saúde para que não entre mais de uma pessoa por máquina de autoatendimento, é preciso manter distância mínima de 2 metros de uma pessoa para outra, então isso limita mesmo a quantidade de pessoas dentro da agência”, explica Sander, em entrevista ao AL1.
A CAIXA disponibiliza o site e o aplicativo pelo qual informais, autônomos, desempregados e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial e tirar dúvidas.
O benefício deve ser pago a cerca de 740 mil pessoas em Alagoas, segundo levantamento da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae no estado. Por isso, buscar os serviços online antes de ir a uma agência é essencial para evitar aglomerações sem necessidade.
“Quando você vê 400, 500 pessoas na porta de uma agência, a aglomeração fica inevetivável. Mas ela é evitável, as pessoas não precisam ir na fila para tirar dúvidas. O cadastramento é exclusivamente pelo site da CAIXA ou pelo app”, reforça o superintendente Sander Farias.
0 Comentários