O fomento aos micro e pequenos empreendedores, cooperativas e produtores rurais foi um dos focos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em 2019. Liderados por programas como o Idealize e o Alagoas Maior – este com destaque especial para as atividades no interior do estado -, as ações de estímulo a novos negócios garantiram resultados que, na sua totalidade, impactaram mais de 2.500 pessoas, beneficiando mais de 30 empresas, além da criação de 67 novos diálogos através da participação do público em duas feiras nacionais.
Reformulado em 2016 com nome Idealize, o programa, executado pela Superintendência de Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder), contou com quatro edições ao longo do ano, uma delas com ações exclusivas voltadas para o empreendedorismo feminino, reunindo um público de mais de 250 mulheres. Esses encontros imergiram os participantes no universo do empreendedorismo e inovação por meio de palestras motivacionais e inspiradoras, cursos e workshops.
Nessas oportunidades, os mais de 2.500 pequenos empreendedores receberam apoio e encorajamento para implantar e acelerar seus negócios em Alagoas. Foi também ao longo das edições do Idealize que empresas que apresentaram potencial de alto impacto socioeconômico foram contempladas com a concessão de créditos pela Agência de Fomento de Alagoas, Desenvolve. Ao todo, os investimentos somam um montante de R$135 mil, beneficiando aproximadamente 15 negócios locais.
Ao lado das ações promovidas pelo Idealize, o programa Alagoas Maior, lançado com recursos de mais de R$ 2 milhões oriundos do Fecoep, foi responsável por auxiliar os pequenos empreendedores com estratégias para alavancar suas atividades de negócio. Realizado em parceria com o Sebrae em Alagoas, o projeto gera encontros que possibilitam o networking e aprendizado inicialmente em três regiões focais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos.
“Nosso trabalho foi expandido com o desenvolvimento do programa e conseguimos elevar o patamar das ações que desenvolvemos e dos eventos que participamos. O resultado para este ano foi muito bom, desde as vendas até a criação de estratégias. Já estamos focados para que no ano que vem o resultado seja ainda melhor”, salienta Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional.
Novos mercados
Com a proposta de não apenas comercializar os produtos locais em outros mercados fora do Estado, mas também inserir os micro e pequenos empreendedores alagoanos em um novo ambiente de negócios, criando diálogos e novas oportunidades, o programa Alagoas Maior teve participação em eventos nacionais, a exemplo da RuralTur – maior feira de agroturismo do país, que aconteceu no Espírito Santo. Quinze empreendedores levaram suas frutas desidratadas, artesanato, mel e derivado e, apenas neste evento, comercializaram mais R$12.520.
Dona Cícera Alves, de Piranhas, no Sertão, foi uma das beneficiadas pelo programa que viajou até o Sudeste para trocar experiências e apresentar seus produtos feitos com mel, que vão desde bolos até biscoitos. Para ela, o apoio do Governo é fundamental para que os empreendedores possam ter perspectivas de novas oportunidades e cresçam no meio.
Depois dessa viagem, ela decidiu abrir uma loja em sua própria casa, tendo como público-alvo os turistas que chegavam à cidade, que é considera um dos pontos turísticos históricos de Alagoas. Assim, eles pudiam ver, conhecer e comprar seus produtos.
“Ir para o Espírito Santo foi maravilhoso! Lá a gente viu muita coisa diferente que nos trouxe ideias. Foi quando decidi abrir minha lojinha em casa. O pessoal da Sedetur tem uma visão de futuro muito bonita pra gente, eles passam uma energia abençoada. Quando a gente viaja com eles, vemos que confiam em nós. Sabemos que eles estão querendo que você ande e querem ajudar andando junto a com a gente”, relata dona Cícera.
Ainda em 2019, o Alagoas Maior foi apresentado a mais de 60 gestores de municípios alagoanos presentes no ‘Cidades e Gestores – Congresso e Expo’, no Centro de Convenções, em Maceió. Já para o próximo ano, a expectativa é que novas parcerias sejam criadas, rendendo resultados ampliados em vendas e abertura de novos mercados para os micro e pequenos empreendedores alagoanos.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.