Em entrevista à Gazetaweb nesta terça-feira (17), o infectologista do Hospital Escola Hélvio Auto, Fernando Maia, informou que o paciente de 42 anos confirmado com o novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas já está bem e não apresenta mais nenhum sintoma do vírus. O diagnóstico dele foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no dia 8 de março.
Segundo informações do infectologista, o alagoano – que relatou passagem pela Itália, com retorno no último dia 3 de março – deve sair do isolamento já na próxima semana.
“Tudo indica que sim [ele está curado]. A gente só tá aguardando acabar o período de isolamento. O que eu estou sabendo do caso é que ele está bem, está em isolamento, que é o de praxe, mas ele está bem”.
O especialista ainda ressaltou que não foi necessária a internação do paciente, pois não faz parte do grupo considerado como de risco – até o momento, apenas pessoas idosas. “O paciente que adoece precisar ficar 14 dias afastado por causa do risco de contaminação. Depois dos 14 dias, a pessoa já fica liberada para voltar à vida normal”, disse.
Em um áudio que circula nas redes sociais, Maia informa que vários casos suspeitos do vírus já foram descartados, pois o diagnóstico mais constante apontado nos exames é a da gripe H1N1 – doenças de acometimento respiratório. Ele salienta que nenhum outro caso do coronavírus foi confirmado até o momento.
O último balanço divulgado nessa última segunda-feira (16), pelo Ministério da Saúde, mostrou que, além do caso confirmado, Alagoas possui 34 casos suspeitos de coronavírus. Enquanto no Brasil, os dados apontam 290 confirmados, 8.819 suspeitos e 1.890 descartados.
0 Comentários