Após mais de 13 horas de trabalho para controlar o incêndio que tomou conta de praticamente um quarteirão de lojas em Maceió, as esquipe do Corpo de Bombeiros deixam o Centro da cidade na manhã deste sábado (14). Uma declaração do presidente da Aliança Comercial deixou descontente o Tenente Coronel do CB que estava a frente do controle do incêndio.
Números
Segundo informações do Tenente Coronel Carlos Burity, cinco lojas foram totalmente destruídas pelas chamas e mais de dez correm risco de desabamento. Burity confirmou ainda que a Defesa Civil já foi acionada e neste momento Policiais Militares resguardam o cordão de isolamento.
Para debelar o incêndio que começou na noite de ontem (13) por volta das 19 horas na loja Gaivota Aviamentos foram necessárias 14 viaturas do CB, uma equipe formada por 45 bombeiros e mais de 13 horas e meia de trabalho. Os bombeiros também utilizaram escadas mecânicas, muito úteis no combate ao fogo.
Leia também:
Incêndio de grandes proporções atinge lojas do Centro
Aliança Comercial
Uma declaração dada na manhã de hoje pelo presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, durante entrevista a Rádio Gazeta causou desconforto ao tenente coronel do CB que foi categórico em sua resposta. Guido disse não ter acompanhado desta vez o trabalho dos bombeiros, mas que no último grande incêndio no Centro que destruiu a loja do Magazine Luiza, ele teria identificado ‘falta de equipamentos’ dos Bombeiros. Guido disse ainda que isso explicaria o fato de o CB só conseguir controlar o incêndio quando não há quase mais nada para queimar, referindo-se ao incêndio do Magazine Luiza e também ao de ontem.
Questionado pelo Alagoas24horas sobre as declarações de Guido, Burity foi incisivo: “A declaração dele foi infeliz e desrespeitosa, de um desconhecedor de situações de emergência. Ele deveria brigar por melhores condições de acesso às lojas e incentivar os lojistas a cumprir as normas de exigência.”
Durante o incêndio, uma viatura do Corpo de Bombeiros caiu em um buraco que a impediu de chegar mais perto das lojas.
Sobre possíveis causas para os constantes incêndios naquela localidade, Guido disse acreditar que os prédios são antigos e que é possível que algumas lojas não tenham cuidado de maneira correta da parte elétrica, mas disse não saber se esse é o caso. Guido também achou pouco provável que os incêndios tenham origem criminosa.
Já o CB disse que é cedo e que ainda não é possível apontar uma causa. Um laudo deve ser emitido nos próximos dias.
Galeria de fotos:
Eletrobras
Em nota a Eletrobras divulgou informações sobre o fornecimento de energia na região:
A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que precisou desligar a rede elétrica de parte do Centro de Maceió, a pedido do Corpo de Bombeiros, logo após o registro do incêndio em lojas do comercio. A energia foi interrompida por volta das 19h30 e restabelecida às 6h08, somente para os clientes que não estão no mesmo quarteirão dos prédios que incendiaram.
Ainda há a necessidade de se manter sem energia as Ruas Boa Vista e do Comércio, apenas nos limites das Ruas Tibúrcio Valeriano e Moreira e Lima – ou seja, aqueles clientes que estão no mesmo quarteirão das lojas incendiadas.
A energia ainda está interrompida a pedido do Corpo de Bombeiros para que eles possam trabalhar com segurança. A Eletrobras só poderá dar uma previsão de retorno após a conclusão dos trabalhos dos bombeiros. Tao logo eles concluam, as equipes da Eletrobras irão iniciar as atividades para restabelecer o fornecimento.
Fonte: Alagoas 24 Horas
0 Comentários