Três cidades de Alagoas vão receber novos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (12).
Maceió, Girau do Ponciano e Mata Grande foram as cidades escolhidas para receber os novos campi. Atualmente, Alagoas conta com 17 campi, sendo três na capital e 14 no interior.
Os institutos federais oferecem gratuitamente cursos profissionais e tecnológicos, além de educação básica e superior. Os IFs garantem, no mínimo, 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.
A última expansão de IFs aconteceu quase 10 anos atrás. Essa nova ampliação vai construir 100 novos campi no país, a maioria deles no Nordeste (38 unidades). Segundo o governo federal, serão criadas 140 mil novas vagas.
Cerca de R$ 2,5 bilhões serão aplicados na criação de novos campi e R$ 1,4 bilhão na consolidação de unidades dos IFs já existentes, como a construção de refeitórios estudantis, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos. Os recursos são oriundos do Novo PAC.
0 Comentários