Por Ascom/IFAL-MD
O transporte intermunicipal entre Maceió e Marechal Deodoro passará, ainda no mês de julho de 2016, por uma completa revitalização. É o que garante a Arsal (Agência Reguladora de Serviços de Alagoas), em resposta às constantes reivindicações de estudantes e servidores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro.
Representantes da Arsal participaram de uma reunião no Campus nessa quarta-feira (6), com alunos e servidores do Ifal, e adiantaram que uma nova empresa de ônibus assumirá os serviços em substituição à Real Alagoas. A empresa cumprirá uma nova tabela de horários, com cerca de 26 viagens diárias por sentido, buscando atender não somente à demanda do Ifal, mas de toda a comunidade de Marechal Deodoro.
A Arsal também se comprometeu a intensificar a fiscalização dos veículos do transporte complementar, buscando encerrar os conflitos com os horários de chegada e saída dos ônibus, além de garantir o respeito no tratamento aos usuários do sistema.
Preço da tarifa
Com relação ao preço da tarifa, hoje estabelecido em R$ 4 para ônibus e R$ 4,50 para vans, a Arsal explicou que não haveria possibilidade de redução, mas que irá intermediar a negociação entre o Ifal e a nova empresa de ônibus para manter o desconto estudantil na tarifa. Além disso, irá analisar a possibilidade de tarifa diferenciada para usuários que utilizam o sistema apenas dentro de Marechal Deodoro.
Outro compromisso firmado pela Arsal foi melhorar o atendimento da Ouvidoria do órgão, alvo de várias reclamações de estudantes e servidores do Ifal. O instituto sugeriu ao órgão uma grande campanha de conscientização dos usuários de Marechal Deodoro, incentivando o envio de denúncias sobre casos de mau funcionamento do sistema.
Outra sugestão que será discutida posteriormente é a integração do sistema de transporte urbano de Maceió com o sistema intermunicipal, visando baratear a tarifa para se deslocar diariamente entre os dois municípios.
Licitação de ônibus
A Arsal informou ainda que a licitação do transporte intermunicipal convencional (ônibus) será realizada num prazo de 180 dias a partir do início de operação da nova empresa em Marechal.
O assessor jurídico da Arsal, Ricardo Omena, garantiu que o órgão vai trabalhar para atender às demandas de estudantes e trabalhadores. “Vamos deixar o que ficou para trás e pensar em daqui para frente. E daqui para frente tenho certeza que os problemas serão resolvidos. O apoio do Ifal é fundamental nesse processo”, afirmou Ricardo.
Para a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, a reunião representa o primeiro passo na construção de um sistema de transporte intermunicipal eficaz para Marechal Deodoro.
“É importante que a Arsal compareça ao nosso campus e escute nossos alunos e servidores que, assim como toda a população, têm enfrentado grandes dificuldades no transporte coletivo entre os municípios. Daqui para frente, só esperamos cada vez mais melhorias e estamos à disposição do órgão para ajudarmos no que for possível, assim como continuaremos cobrando o que for necessário”, disse a diretora.
Entenda o histórico dos problemas
Os problemas existentes no sistema de transporte intermunicipal, que vão desde o preço da tarifa até a baixa qualidade dos serviços oferecidos por ônibus e vans, começaram a causar evasão escolar no Ifal – Campus Marechal Deodoro e gerar inúmeras reclamações entre alunos e servidores da instituição.
As solicitações de melhorias começaram a ser feitas pela direção do Campus em novembro de 2015, mas não foram atendidas, o que motivou a abertura de um processo no Ministério Público Estadual no dia 3 de março de 2016. Paralelamente, moradores de Massagueira também abriram um processo no Ministério Público Municipal reivindicando mais ônibus e melhores serviços na região.
Os dois processos acabaram sendo unificados na promotoria municipal, sob responsabilidade da promotora Maria Aparecida Carnaúba. O primeiro passo tomado pela promotora foi reunir representantes do Ifal, da Arsal e da empresa de ônibus Real Alagoas, para ouvir as considerações de cada segmento sobre a situação dos serviços de transporte intermunicipal. A audiência foi realizada no dia 21 de junho de 2016, quando a promotora garantiu empenho para resolver os problemas.
“Transporte de qualidade com preço justo é um direito da sociedade e o Ministério Público atua aqui como advogado do povo. Tenho certeza de que, a partir de agora, cada um fará a sua parte para que essa situação seja resolvida, sem que seja necessário acionar a Justiça”, afirmou Maria Aparecida.
Eu espero que desta vez esse problema seja resolvido, a comunidade não aguenta mais tanto descaso.