A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, e o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, estiveram presentes à entrega da nova unidade, que deve atender cerca de 40 mil pessoas em um ano de funcionamento, de acordo com a Superintendência do Atendimento Cidadão ( SAC) da Seplag. A secretária Paula Dantas lembrou que a Central Já de Marechal é a 11° entregue pelo governo do Estado.
“Estamos interiorizando e descentralizando os serviços, e isso é muito importante para que a população do interior, da zona rural, tenha acesso a esses serviços. Por isso que a gente fez também uma inovação que é o agendamento de forma online, no novo sistema do Já, onde se faz um cadastro rápido de poucos segundos mesmo, chega nem a ser um minuto e você já pode marcar seu agendamento. E brevemente nem precisará sair de casa para ter acesso a esses serviços”, destacou a secretária.
Pilar
Outra novidade anunciada pela secretária é que a próxima Central Já vai ser inaugurada em Pilar, dentro de quatro meses, e está sendo desenvolvido um aplicativo que faz parte do Programa Alagoas Mais Digital para facilitar o agendamento dos serviços, além de implantar o sistema do Já Itinerante. Para o secretário Vitor Pereira, a inauguração da Central Já em Marechal Deodoro é mais uma importante conquista para o povo alagoano.
“Isso mostra como o governador Paulo Dantas tem investido muito em bons serviços públicos. O Já integra vários serviços públicos: Detran, Instituto de Identificação, vários serviços reunidos para que a população não precise sair de Marechal Deodoro, com isso a população ganha tempo e tem mais praticidade”, ressaltou o secretário de Governo.
“A Secretária Paula Dantas inovou porque agora nós vamos fazer a reserva, o agendamento por meio digital. E tudo isso faz parte também de um outro programa do governo, que é o Alagoas Mais digital, coordenado pela Seplag, que vai fazer com que o Estado de Alagoas entre num novo momento, que é a digitalização de todos os serviços públicos na educação, na saúde, na assistência social”, destacou o secretário.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (Cacau), afirmou que a inauguração da Central Já acontecia num dia muito especial para a Marechal Deodoro, que completa 433 anos da sua fundação.
“Hoje temos motivo para comemorar, tanto a data festiva, como a ação como essa, envolvendo o Estado em parceria com a prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, trazendo para a Marechal Deodoro os serviços públicos para mais próximos da sua comunidade, numa área estratégica, em Massagueira, que tem hoje mais de 13 mil habitantes e, pela rodovia AL-101 Sul, passam diariamente 17 mil veículos. Então imagina quantas pessoas vão poder utilizar dos serviços públicos”, observou o prefeito.
Municípios Com a nova Central Já de Marechal Deodoro, o Estado passa a contar agora com 11 unidades de atendimento ao Cidadão Já, em sete municípios.
A unidade ocupa uma área de 121,76m², com 10 guichês, oferecendo diversos serviços de órgãos parceiros à população, como o Instituto de Identificação, Detran, BRK, Sine, Sebrae e Desenvolve. Terá, ainda, sistema de rodízio com outros órgãos. Durante a inauguração, outros órgãos também participaram com ofertas de serviços, como a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), com atividades lúdicas e cadastro do Cartão Cria e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), para a emissão do Cartão do Idoso e do Cartão de Pessoas com Deficiência.
A superintendente de Atendimento ao Cidadão, Lisiane Silva, explicou que o funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. “O interessado precisa fazer o seu cadastro no sistema do Ja.al.gov.br. Faz o seu cadastro, faz o seu login, faz todos os seus agendamentos e aqui você vai ter acesso aos seus serviços. É o governo do estado mais próximo do cidadão”, pontuou Liziane.
Facilita
José Carlos Freitas foi com a mulher, Isadora, para tirar a Carteira de Identidade do filho caçula, Humberto, de 10 meses. José Carlos, que mora no distrito de Barra Nova, em Marechal Deodoro, diz que a Central Já da Massagueira facilita em muito a vida dos moradores da região.
“Se não tivesse essa Central Já a gente teria que se deslocar até Maceió, o que dificulta muito buscar esses serviços “, ponderou José Carlos. O presidente da Carajás Home Center, Alexandre Mendonça, disse que a implantação da Central Já! faz parte da estratégia da empresa de oferecer uma gama de serviços.
“Ao lado de grandes parceiros, nossa intenção é proporcionar à população um hub de soluções completas, com facilidade e conforto em um único lugar, permitindo que a comunidade resolva problemas do dia a dia, indo muito além da compra de itens de construção, decoração e eletrodomésticos”, afirma Alexandre Mendonça. Até o momento, Alagoas conta com quatro Centrais de Atendimento ao Cidadão em Maceió, uma em Porto Calvo, uma em Delmiro Gouveia, uma em Arapiraca, uma em Palmeira dos Índios, uma em União dos Palmares, uma em Penedo e agora em Marechal Deodoro.
0 Comentários