O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), levará internet 5G gratuita para os municípios alagoanos e criará o Plano de Trânsito Inteligente para fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias. A iniciativa prevê um aumento de R$ 5 bilhões na arrecadação do Estado, nos próximos 10 anos. O programa foi estabelecido através da assinatura de acordo entre o governador Paulo Dantas, a secretária Renata Santos (Sefaz) e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, na tarde desta segunda-feira (17), no Palácio República dos Palmares.
Paulo ressaltou que o Estado está dando um passo significativo para interconectar a infraestrutura das cidades à internet, promovendo a inclusão digital na zona rural, impulsionando os moradores no uso das tecnologias. “Medidas como essa, que busca a construção de um governo mais digital e que se conecta com o futuro, visa prestar um serviço inovador, eficiente e seguro. O objetivo é facilitar a vida do cidadão. Esse é mais um compromisso que cumpro”, disse.
Em relação ao investimento na implantação do Plano de Trânsito Inteligente, o governador disse que a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado. “Ao investir nesse projeto inovador, o Governo do Estado vai obter resultados expressivos na economia. Além disso, teremos um trânsito mais seguro e eficiente. Com essa ampliação da eficiência na gestão fiscal, há a expectativa de o Estado arrecadar aproximadamente cinco bilhões através dessa iniciativa tecnológica”, destacou.
Renata dos Santos disse que Alagoas será referência nacional no uso de tecnologia no setor público, e consequentemente no desenvolvimento econômico sustentável. “A implantação de ferramentas como esta nos serviços prestados pelo Governo de Alagoas, como está sendo feito pela Sefaz, vai contribuir ainda mais nas ações de fiscalização e arrecadação da receita, bem como aproximará o morador da zona rural da administração pública, conectando-o com os serviços oferecidos pelo Estado”, destacou.
De acordo com José Roberto Nogueira, nos próximos dois anos, Alagoas contará com uma infraestrutura de rede superior a de alguns países. “Essa iniciativa do governador Paulo Dantas é um passo muito grande para conseguir superar o gargalo da digitalização dos serviços através de uma infraestrutura de rede eficiente que conecte toda a zona rural de Alagoas aos serviços do Estado, bem como avance economicamente através do Programa Trânsito Inteligente”, ressaltou.
PROGRAMAS
O Projeto Trânsito Inteligente visa à utilização de AI (inteligência artificial), implantação de câmeras de vídeo-monitoramento com tecnologia QCR, ao longo das rodovias alagoanas, bem como a instalação de balanças dinâmicas em pontos estratégicos e de Speed Dome (câmeras que possuem zoom óptico e que se movimentam por 360º). O plano contará ainda com uma central de monitoramento.
Já a distribuição de internet 5G gratuita para os municípios alagoanos se trata do Projeto Wi-fi nas Praças, que deverá levar o benefício, principalmente, para que os moradores da zona rural se conectem com os serviços públicos essenciais do Estado. A iniciativa ainda promoverá a geração de 250 empregos.
Além da Sefaz, há a expectativa de outras secretarias de Estado, a exemplo da Segurança Pública e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também adiram à iniciativa.
0 Comentários