Dom Valério Breda foi multado em R$ 46 mil por manter os animais em cativeiro. A Diocese de Penedo ainda não se pronunciou.
Onze animais silvestres, sendo dois tucanos, sete jabutis e dois periquitos-rei, foram apreendidos na casa do bispo de Penedo, dom Valério Breda, durante uma ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. A apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira (9).
A produção da Rádio Pajuçara FM Arapiraca recebeu uma foto do tucano tirada após a apreensão. Além dessa imagem, a produção recebeu também outras fotos feitas em frente à residência de dom Valério; veja na galeria abaixo:
Os dois tucanos serão encaminhados para o Cetas do IMA/Ibama, onde receberão os cuidados veterinários. Na sequência, serão feitos contatos com órgãos ambientais do Norte para saber qual deles poderá receber os bichos.
Já os jabutis e periquitos serão devolvidos à mata nativa alagoana após a devida reabilitação.
De acordo com o que a assessoria de comunicação do MPE informou a imprensa de Arapiraca, o bispo foi multado pelo Ibama em R$ 46 mil por manter em cativeiro os 11 animais silvestres.
Veja o vídeo:
O TNH1 entrou em contato com a Cúria Diocesana e com a residência do bispo, onde falou com o padre Eduardo Alves e com Maria, respectivamente, mas foi informado que apenas a secretária do bispo poderia comentar o assunto.
A reportagem também tentou contato com o padre Jackson Nacimento e com o escritório da Diocese de Penedo, mas ninguém atendeu nossas ligações. O TNH1 disponibiliza o espaço para que a Cúria de Penedo comente o fato.
No começo da manhã de hoje, a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual divulgou que a FPI resgatou, nesta quarta-feira, 160 animais, sendo 122 aves, 37 jabutis e um tatu-peba. A Equipe Fauna atuou nos Municípios de Igreja Nova e Penedo. Até agora, são 490 animais silvestres resgatados desde o início da operação.
FONTE:TNH1
0 Comentários