Com a alta dos combustíveis, os motoristas estão buscando diversas alternativas para tentar economizar e isso inclui a mudança do tipo de combustível usado no carro, trocando a gasolina pelo etanol. Mas sempre fica aquela dúvida: vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina?
Para responder essa pergunta, o CadaMinuto ouviu o economista alagoano, Romulo Sales, que explicou com uma regra básica, como o motorista pode saber qual combustível é mais vantajoso para ele e para isso o condutor precisa conhecer o consumo médio do seu veículo.
Como fazer o cálculo?
É essencial para o cálculo da vantajosidade entre os combustíveis, o proprietário do veículo saber qual o consumo utilizando um combustível ou outro. A regra padrão é que o carro faça 10km com 1 litro de gasolina, e 7km com 1 litro de etanol. O, segundo essa regra, é que o rendimento do etanol representa 70% do rendimento da gasolina. Logo, para o consumidor ser indiferente entre um combustível ou outro, o preços têm que manter a mesma relação de proporcionalidade. Vejamos: se a gasolina for R$ 10,00, o etanol teria que custar R$ 7,00 (10 x 0,7 = 7) para o consumidor ser indiferente. Se o etanol cobrado na bomba for maior que R$ 7,00, o consumidor deve optar pela gasolina. Se for menor que R$ 7,00, deve optar pelo etanol.
Então, existem dois caminhos, ou o consumidor adota a regra padrão, considerando os 70%, conforme demonstrado acima e faz as contas com os preços praticados no mercado, ou ele utiliza os rendimentos que o próprio veículo faz com os combustíveis em questão. Se um consumidor calcular que o seu veículo faz 8 km com 1 litro gasolina e 4 km com 1 litro de etanol, a relação de proporcionalidade é de 50%, ou 0,5. Nesse caso, basta multiplicar o valor da gasolina por 0,5 e comparar com o preço do etanol, seguindo a regra de decisão já explicada.
O economista alerta ainda que o motorista poderá estar se iludindo abastecendo com o etanol para encher o tanque vai sair menos dinheiro do bolso, mas o consumidor vai voltar ao posto mais rapidamente para reabastecer do que se ele estivesse abastecendo com gasolina.
Gás Natural
Para os motoristas por aplicativo, a indicação do economista é usar o GNV, que é mais barato, contudo há custos relativamente altos de instalação. Além disso, os condutores podem trabalhar mais horas por dias para compensar a redução da sua lucratividade em função dos aumentos dos combustíveis, em outras palavras, trabalhar mais para ganhar o mesmo, o que é péssimo.
“Torcer para que haja um reajuste das tarifas para que suavize de alguma forma, o aumento exagerado dos combustíveis: pode significar redução momentânea de clientes. Não há caminhos fáceis. Tem de se escolher o menos pior”, disse Romulo.
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