A partir da próxima terça-feira (18), às 17h, o corredor do bloco de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas deixará de ser apenas um local de passagem e se tornará também motivo de parada e observação. Durante dez dias, servirá como galeria para a exposição “O Olho da Rua”, com curadoria da professora Janayna Ávila e monitoria da fotógrafa Renata Baracho.
Uma única manhã no Pontal da Barra, último bairro na saída pelo litoral Sul de Maceió, possibilitou que os 21 estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, alunos da disciplina de fotografia, fizessem diversos registros que compõem a mostra coletiva.
Esta é a segunda exposição realizada a partir da disciplina de fotografia. Nesta mostra, os estudantes buscaram um olhar menos documental sobre o cotidiano do lugar – que é mais conhecido pela lagoa e pelo artesanato. Segundo Janayna Ávila, “há também imagens que revelam frestas, cantinhos, aspectos quase invisíveis diante do ritmo frenético da rotina, numa clara e louvável ousadia”.
Para exercitar um olhar artístico sobre o cotidiano, a disciplina propõe que os alunos se desprendam do fotojornalismo praticado em outras ocasiões dentro do curso de Comunicação. “Perceber as possibilidades presentes nas cores, texturas e irregularidades e me abster da busca constante apenas por uma imagem de notícia tem exigido muito de mim, mas saio ciente do que posso aprimorar e este foi meu maior ganho”, declarou a estudante de Jornalismo Bianca Ferraz.
Para o estudante de Relações Públicas Rodolfo Ventura, o que mais marcou na disciplina foi perceber, principalmente a partir dos trabalhos apresentados, que a fotografia e o fotógrafo não se reduzem à câmera que é utilizada. Na mostra, estarão expostas fotografias feitas com diversos dispositivos, desde câmeras profissionais a smartphones.
A exposição poderá ser conferida até o dia 28, no bloco no curso de Comunicação Social, que funciona de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.
Fonte: Renata Baracho \ Alagoas 24 Horas
0 Comentários