
Governador Teotonio Vilela e secretário adjunto Jorge VI ao assinarem convênio que garantirá recursos para o projeto Estádio Vivo
Convênio assinado entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Justiça garantirá a viabilização de R$ 412 mil que serão investidos no projeto Estádio Vivo, incluído no Programa Brasil Mais Seguro. O programa possibilita o desenvolvimento de ações nas áreas de esportes e lazer contra a violência e envolve crianças, jovens e adultos. O trabalho é realizado no Estádio Rei Pelé. O convênio foi assinado no dia 27 pelo governador Teotonio Vilela e os recursos serão utilizados pela de Estado da Educação e do Esporte (SEE) nas ações.
Esses recursos, segundo o secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, servirão para fomentar e subsidiar o projeto Estádio Vivo – que já beneficia cerca de 400 pessoas. “Com certeza, em 2014 esse programa será ampliado e oferecerá mais atividades esportivas e de lazer para a comunidade”, disse o secretário, ressaltando que essas ações visam principalmente a prevenção contra a violência nas áreas de risco.
“Vale destacar o empenho de toda a nossa equipe de professores, monitores e coordenação para o sucesso e reconhecimento desse programa de governo”, declarou.
Outros programas
Jorge VI informou ainda que o Estado está sendo contemplado com mais dois convênios federais para a área do Esporte. Neste início de 2014 serão implantados o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), que além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo os portadores de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
O outro programa será o Segundo Tempo Navegar, que trabalhará com as comunidades dos bairros de Jaraguá e Vergel do Lago. O objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte náutico, de forma a promover o desenvolvimento integral de adolescentes, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. “Esse programa tem tudo para dar certo aqui. Temos uma diversidade de praias e lagoas como espaços propícios para a prática dos esportes náuticos”, disse o secretário Jorge VI.
Os dois convênios também estão incluídos no Programa Juventude Viva, do Ministério do Esporte, criado para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.
Projetos sociais
Programa idealizado há três anos pelo secretário Jorge VI, que percebeu a necessidade de abrir portas do local para a comunidade vizinha, oferecendo projetos sociais de esporte e lazer que promovessem saúde e cidadania para crianças, jovens e idosos.
Atualmente, o programa vem desenvolvendo atividades para cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos da comunidade, projetos e ações em parceria com federações esportivas. São oferecidas gratuitamente diversas modalidades esportivas e de lazer, como atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa, judô, luta olímpica, caratê, taekwondo, ginástica artística e localizada, alongamento, pilates e xadrez.
As crianças inscritas no Estádio Vivo participam de três atividades oferecidas pela manhã ou à tarde. Após as atividades é servido um lanche e participam de palestras educativas e reforço escolar também destinado aos adultos. “Aqui, eles contam ainda com acompanhamento de psicóloga e nutricionista, principalmente para acompanhamento de diabéticos e hipertensos”, informou o professor Lourival Rocha, coordenador do programa.
Fonte: Tribuna Hoje
0 Comentários