Em comemoração aos 199 anos de Emancipação Política de Alagoas, alunos de 42 escolas e 26 bandas fanfarras, desfilaram na manhã desta sexta-feira (16), na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, na capital. Em clima de festa, os estudantes utilizaram garrafas como roupas e frases de alerta para conscientizar a população sobre o tema deste ano que foi voltado para a sustentabilidade e que teve o lema “Alagoas desenvolvimento sustentável”.
De acordo com a Gerente de educação, da 11º região de Piranhas, Emanuela Ferreira, o desfile cívico tem o objetivo de mostrar aos que estão assistindo sobre o meio sustentável e como é possível ter um bom desenvolvimento econômico e material sem agredir ao meio ambiente. “A gerência de Piranhas adotou como subtema o ecoturismo para mostrar o cuidado que devemos ter com a natureza e a importância de ter educação ambiental”, comentou.
Cerca de três mil alunos de 31 escolas estaduais, cinco municipais e seis particulares participaram do evento, totalizando as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) que foram distribuídas em 27 pelotões.
Ana Luiza é uma das estudantes que participou do desfile. Para ela, passar pela avenida divulgando o meio ambiente é uma maneira de fazer com que o outro pense na sua parte como indivíduo. “Participar dessa cerimônia é uma emoção única. Além de valorizar a cultura, nós podemos promover alertar o outro de que podemos utilizar nossa água, por exemplo, mas com cuidado, pois um dia podemos precisar dela”, comentou.
O tema foi escolhido através de um projeto pedagógico trabalhado dentro das escolas que além de ser atual, envolve desenvolvimento sustentável e meio ambiente, que é relevante para o Estado de Alagoas, já que ele é conhecido por suas belezas naturais, economia e cultura.
O desfile de 199 anos de Emancipação é apenas uma prévia da festa que está sendo organizada para os 200 anos que acontecerá no ano que vem, em 2017.
Fonte: Cada Minuto
0 Comentários