A Estação Jaraguá, novo terminal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), começou a funcionar na segunda-feira (6) para valer e tem agradado usuários. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pretende atender cerca de três mil pessoas por dia. A passagem custa apenas R$ 0,50.
A funcionária pública, Eliane Freire disse que foi umas das primeiras a usar o VLT saindo do Jaraguá para o Centro. “Eu trabalho em Marechal Deodoro e morro no Jaraguá. Então, pra mim ficou bem fácil. Pego o transporte perto de casa, já desço aqui na estação do Centro e pego uma van ou ônibus para Marechal. E faço o mesmo quando volto de Marechal. O valor é muito bom. Cinquenta centavos apenas. Ou seja, terei mais uma economia. Transporte limpo, seguro, viagem boa. Seria muito bom que expandisse para outras localidades da capital”, comentou.
Eliane contou que desde criança era apaixonada por trens por causa de historinhas que lia na escola. “Confesso que estou muito feliz com esse VLT. Eu já prestei serviço para a CBTU e sempre saía da recepção para observar os trens chegando. Acho muito lindo. Agora vou andar sempre que precisar”, contou.
O militar aposentado, Amaro Cardoso ressaltou que é muito importante o VLT como sendo mais uma opção de transporte para a população. “É um transporte seguro, tem acessibilidade, espaçoso e para quem sai do Centro ao Jaraguá vai gastar cerca de sete minutos. Não vai precisar ficar esperando horas um ônibus ou parado no trânsito”, ressaltou.
TICKETS
De acordo com a CBTU, o usuário que vier de Rio Largo, Fernão velho e precisar se deslocar ao Jaraguá não irá pagar outra passagem. “A passagem é única de apenas 50 centavos. É necessário, apenas, mudar de VLT. Ou seja, o passageiro vai fazer uma baldeação. A espera na estação central é de cerca de 10 minutos e são realizadas diariamente entre Maceió-Jaraguá-Maceió 38 viagens. O intervalo é de 30 em 30 minutos no horário de pico e de hora em hora com menor fluxo de passageiros”, informou a companhia.
Entre o Centro e o Jaraguá a velocidade é entre 15km/h a 30km/h.
MOTORISTAS
Os condutores ouvidos pela reportagem da Tribuna Independente disseram que é importante ter outra opção de veículo para a locomoção dos trabalhadores.
“É muito importante o VLT para os trabalhadores. O valor é acessível, a viagem é menos cansativa. Não tem superlotação como vimos nos ônibus diariamente. Temos que pensar em conjunto. Em relação à sinalização está muito boa. Funcionando bem. Só é todos ficar atentos”, opinou o motorista Joel Quirino.
Já Pedro Henrique entende que o VLT veio para ajudar e servir como uma opção a mais. No entanto, ele se preocupa se isso irá afetar o trânsito. “É uma boa alternativa para os maceioenses. Uma opção barata. Né isso? Mas será que não vamos ficar parados maior tempo nessa região por causa da parada até o VLT passar? Porém, no geral acredito que vai ter mais benefícios do que perdas”, concluiu.
(Foto: Adailson Calheiros)
Fonte: Tribuna Hoje
0 Comentários