Profissionais que cuidam da qualidade da água que chega às torneiras das casas de todos os brasileiros estarão reunidos em Maceió, a partir desta quarta-feira (23), para o 25º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) e para o 20º Workshop Laboratorial, promovidos pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).
Os dois eventos serão realizados simultaneamente no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas, a partir das 8h30 da manhã. Tanto na quarta quanto na quinta-feira, as atividades se encerram às 17h30. Na sexta-feira (25), os participantes farão uma visita técnica ao Canal do Sertão.
Durante o encontro, os técnicos, que trabalham nos laboratórios de análise da água nas Companhias Estaduais de Saneamento, participarão de palestras sobre temas específicos para o setor, entre eles: biossegurança no laboratório de controle da qualidade, otimização da ETA, soluções analíticas por cromatografia e controle preventivo do mexilhão dourado em sistemas de abastecimento de água.
Importância – A qualidade da água que abastece a população atendida pelas Companhias Estaduais de Saneamento Básico passa por um amplo controle efetuado pelos laboratórios dessas empresas. Por meio de complexos procedimentos, as companhias conferem à água distribuída à população potabilidade, tornando esse recurso próprio para o consumo humano.
A fim de garantir a continuidade do elevado padrão dos serviços prestados por essas unidades, a Aesbe criou, em setembro de 2001, a Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Água. Esse grupo é formado por técnicos de laboratórios ligados ao controle da qualidade da água das companhias e está voltado ao intercâmbio de informações para o melhor cumprimento da Portaria 1469/01 do Ministério da Saúde, à melhoria de processos laboratoriais, ao estabelecimento de laboratórios de referência e para a criação de um controle interlaboratorial interno às empresas.
Fonte: 7segundos
0 Comentários