Quase dois mil litros de leite inadequados para consumo foram apreendidos, esta semana, durante fiscalização da Vigiância Sanitária de Maceió (Visa) em um estabelecimento comercial no Trapiche da Barra, na parte baixa da capital alagoana.
Segundo dados da Visa, o local estava comercializando o leite da marca Natville dos lotes fabricados de janeiro a maio deste ano que deveriam ter sido recolhidos conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho.
Desde que a Anvisa determinou a suspensão da venda dos lotes indicados, a Vigilância Sanitária de Maceió realiza ações em estabelecimentos comerciais a fim de recolher os produtos que não obedeceram à determinação de recolhimento voluntário e ainda comercializam o produto.
Durante a inspeção de rotina, 1.916 litros foram apreendidos. Houve ainda a interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente. Além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo.
“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, ao esclarecer o motivo da apreensão.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possui garantia de segurança e qualidade, além de não contar com as condições higiênicas exigidas.
Disque Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, e a comercialização do produto suspenso, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
0 Comentários