Militares do Batalhão Ambiental, que davam apoio às ações da Frente Preventiva Integrada (FPI) Dengue, foram acionados pelo dono de um ferro-velho localizado nas imediações da Praça Bonfim, no Poço. Segundo informações do capitão Orsi, o proprietário queria saber a origem do equipamento vendido ao ferro-velho.
No local, foram encontrado também um criatório de muriçoca e bastante lixo que pode contaminar o lençol freático. “São diversas irregularidades do proprietário aqui. Até os trabalhadores não possuem o equipamento adequado para lidar com o lixo. Agora você vê, encontramos um pântano e foco de dengue, tudo isso próximo a duas escolas municipais. Isso mostra o quanto precisamos cuidar da nossa cidade”, diz Celso Tavares, coordenador geral de Vigilância em Saúde de Maceió.
O proprietário foi autuado por diversas infrações ambientais. Agentes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) também foram acionados para investigar uma denúncia dos militares de roubo de água.
A maior surpresa da empresa se deu com a descoberta de um equipamento militar, um morteiro de 60 mm, encontrado em meio a sucatas. “O material foi recolhido e será analisado para, posteriormente, ser levado para um local de destruição. O dano que ela pode causar depende do estado que ela se encontra, e isso varia de 1km a 500 metros, dependendo do armamento”, analisa o major Pedro Jorge Moura do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Ainda de acordo com o militar, o proprietário teria dito que encontrou o artefato em meio à sucata há pelo menos 5 meses. O material foi encontrado “guardado” na estante de uma sala.
A surpresa dos militares se deu ao descobrir que o ‘equipamento’ era na verdade um morteiro ligeiro de 60 mm, que foi encontrado em meio a outras sucatas. O morteiro é uma arma de fogo ornamental de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance e foi muito utilizada durante a I Guerra Mundial.
A área foi isolada. O promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promot0ria de Justiça da Capital, que trata do cumprimento da legislação ambiental, também estava presente no flagrante.
Fonte: AL24hs
0 Comentários