A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quarta-feira (22), que, em 24 horas, Alagoas registrou mais de 30 casos confirmados do coronavírus. A afirmação foi feita pelo chefe da pasta, Alexandre Ayres, durante entrevista ao Acta. Os números atualizados sobre a Covid-19 em Alagoas devem sair nas próximas horas.
Na entrevista, Alexandre Ayres também destacou o número de leitos disponíveis para atender os pacientes com a doença. Ele citou que, atualmente, dos 119 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) existentes em Alagoas para os pacientes com a doença,19 estão ocupados.
Sobre a expectativa para os próximos dias, Alexandre Ayres não foi nada otimista. Destacou que a previsão é de que Alagoas terá dias muito duros, com muitas pessoas internadas. “A circulação mais forte do vírus começou agora. A expectativa é que os próximos dias não sejam muito fáceis. Pedimos paciência porque estamos trabalhando para buscar soluções”, destacou o secretário.
Além dos 119 leitos de UTI, o estado também tem 31 leitos intermediários, dos quais um está ocupado, e outros 189 clínicos, dos quais 31 estão ocupados, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“Temos hoje de 20 a 25% de ocupação dos leitos”, pontuou o secretário, que prometeu uma prestação de contas de todos os recursos que estão sendo investidos na saúde para combater o novo coronavírus.
Ayres ainda rebateu as inúmeras críticas à não realização de testes para identificação da doença em alguns casos. Segundo ele, o teste só é recomendado após o sétimo dia de sintomas. “Antes disso, é provável que dê um falso negativo”, afirmou.
0 Comentários