Alagoas tem pelo menos seis pré-candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2022, que ocorrerão em 2 de outubro (confira a lista mais abaixo).
Cinco deles confirmaram a intenção de disputar o comando do Executivo por meio de postagens nas suas redes sociais: Cícero Albuquerque (PSOL), Fernando Collor de Mello (PTB), Mônica Carvalho (Solidariedade), Rodrigo Cunha (União Brasil) e Rui Palmeira (PSD).
Apenas o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), eleito de forma indireta em maio deste ano, ainda não fez publicações nesse sentido em suas páginas pessoais, embora tenha mencionado isso durante sua campanha para a eleição indireta e tenha declarado apoio a um dos pré-candidatos à presidência.
Todos os nomes que concorrerão ao cargo de governador ainda precisam ser confirmados nas convenções partidárias, que devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. Somente após essa etapa é que os partidos podem solicitar o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
Os pré-candidatos ao governo de Alagoas (em ordem alfabética)
Prof. Cícero Albuquerque (PSOL)
Professor Cícero Ferreira Albuquerque é pré-candidato ao Governo de Alagoas — Foto: Arquivo pessoal
Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), graduado em história, mestre em sociologia e doutor em ciências sociais, Cícero Ferreira Albuquerque nasceu em Atalaia (AL). É militante de esquerda e em 2018 foi candidato ao Senado pelo PSOL.
Fernando Collor de Mello (PTB)
Senador Fernando Collor é pré-candidato ao Governo de Alagoas — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Natural do Rio de Janeiro, o senador Fernando Collor de Mello é formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Iniciou a vida política em 1979, quando foi escolhido prefeito de Maceió, cargo que ocupou até 1982. Também já foi eleito deputado federal (1983/1986), governador de Alagoas (1987/1989) e presidente da República (1990/1992). Em 2006, foi eleito senador por Alagoas, cargo para o qual foi reeleito em 2014.
Mônica Carvalho (Solidariedade)
mônica carvalho, solidariedade, pré-candidata, governo de alagoas, eleições 2022, assessoria — Foto: Assessoria
Única mulher a anunciar pré-candidatura ao Governo de Alagoas, Mônica Carvalho tem formação em serviço social e sociologia, com atuação no campo dos Direitos Humanos, sobretudo nas áreas das Políticas para Mulher, população LGBTQIA+ e questões étnico-raciais con foco em religiões de Matriz Africana.
Paulo Dantas (MDB)
Paulo Dantas, governador de Alagoas — Foto: Jonathan Lins
O governador Paulo Dantas é natural de Maceió, administrador e produtor rural. Foi eleito prefeito do município de Batalha por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012) e depois deputado estadual, em 2018, quando obteve 38.397 votos. Ele renunciou ao cargo para assumir o comando do Executivo Estadual na eleição indireta realizada em maio deste ano.
Rodrigo Cunha (União Brasil)
Senador Rodrigo Cunha — Foto: Agência Senado
Rodrigo Santos Cunha é de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas. É advogado e senador, cargo do qual se licenciou para lançar sua pré-candidatura. É filho da ex-deputada federal Ceci Cunha, assassinada em 1998. Foi o senador mais votado no estado em 2018, com 895.738 votos, o que corresponde a 34,42% dos votos válidos.
Rui Palmeira (PSD)
Ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira — Foto: Pei Fon/Secom Maceió
Ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira não ocupa cargos políticos atualmente. Formado em direito, é pós-graduado em direito tributário e finanças públicas. Filho e neto de políticos, começou sua vida pública como deputado estadual (2007-2011) e depois foi eleito deputado federal (2011-2012), cargo do qual renunciou em 2012 para assumir o comando da prefeitura de Maceió, sendo reeleito prefeito em 2016.
0 Comentários