O videodocumentário Esquenta Muié – 30 anos de pífanos de Alagoas, dirigido e produzido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, será exibido nesta sexta-feira (3), às 19h, no Cine Arte Pajuçara, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A ação é uma parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara e a entrada é gratuita.
Lançado em 2008 e premiado pelo Ministério da Cultura no Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel, o filme relata os trinta anos de existência da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, Alagoas.
Cinema das Alagoas
Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto Cinema das Alagoas, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.
“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Centro Cultural Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.
O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.
Arte Pajuçara
Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.
Agência Alagoas
Época boa, era bem novinho, mas lembro muito dos ensaios realizados na casa do Sr. José Bispo ao lado do Grupinho na rua da Matriz, hoje funciona a companhia de Polícia, os componentes, José Cícero, Otávio, Vanderlan, José Bispo, Nildo do SAAE, Frank, o rapaz da parte de cima, eu não lembro.