Em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (11), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), oficializou para o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, a doação do terreno onde está edificado o antigo prédio da Penitenciária Desembargador Luís de Oliveira Souza.
A asssinatura do documento contou com a presença dos diretores do campus de Arapiraca, Márcio Santos e Eliane Cavalcanti, pró-reitores e secretários municipais de governo.
Com a inauguração, no ano passado, por parte do governo estadual, do novo Presídio do Agreste, localizado às margens da Rodovia AL-220, na zona rural do município de Girau do Ponciano, todos os reeducandos foram transferidos para a nova penitenciária.
O presídio desativado foi construído há mais de dez anos, em terreno doado pela Prefeitura de Arapiraca.
No ano de 2006, com o processo de interiorização das universidades federais, foi criado o campus da Ufal, ao lado do prédio da penitenciária do Agreste.
Após várias rebeliões e fugas, inclusive com a invasão ao campus da universidade, professores, alunos e servidores cobravam a retirada do presídio para outro local, o que ocorreu no ano passado.
Por conta disso, o governo estadual fez a devolução do terreno à prefeitura, que, por sua, vez, atendendo a um pedido da reitoria, oficializou a doação do terreno e do prédio para o projeto de ampliação do campus da Ufal de Arapiraca, que conta com 19 cursos de nível superior e atende mais de cinco mil estudantes de várias cidades do Agreste de Alagoas. Fonte: Tribuna Hoje
0 Comentários