As ações da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, 22 de março, já foram definidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Haverá visitas de estudantes à reserva do Catolé, no município de Satuba, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, no Benedito Bentes, em Maceió, e uma série de ações no interior, por meio das Unidades de Negócio (UNs) da Companhia.
No dia 17, à tarde, 32 alunos do ensino fundamental da Escola Santa Tereza participam de uma visita técnica à ETA Pratagy. No dia 20, pela manhã, 36 alunos da mesma escola também visitam a ETA. No dia 18, pela manhã, um grupo de 80 alunos da educação infantil da escola Santa Terezinha visita a reserva do Catolé.
“O objetivo é promover a conscientização para a preservação dos mananciais e das matas e para o uso racional da água”, informou a assistente social Vivianne Braga, que coordena o Programa de Relações Institucionais da Companhia.
Segundo ela, por questão de segurança, as visitas à ETA Pratagy só são autorizadas pela Casal quando os estudantes são maiores de 10 anos de idade. Já para o Catolé, as visitas são liberadas para crianças de todas as idades, no entanto, para agendar uma visita, as escolas devem antes ligar para número (82) 3315-3014(82) 3315-3014.
Ainda em Maceió, nos dias 24 e 28, a assistente social Vivianne Braga vai ministrar palestras sobre o tema “uso racional da água” para alunos do curso de Nutrição da Faculdade Maurício de Nassau. Serão cerca de 120 estudantes nos dois dias.
De acordo com Vivianne Braga, o Programa de Relações Institucionais existe desde 1998 e promove visitas técnicas acompanhadas por profissionais da área aos locais de captação e tratamento de água, além de palestras e oficinas.
Ações no interior
Como parte da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, a Unidade de Negócio (UN) Serrana da Casal, em parceria com a Vigilância Sanitária, realizam, no dia 18, uma ação de conscientização em Palmeira dos Índios. O objetivo é orientar as pessoas para o uso seguro da água e, com isso, evitar doenças. No dia 22, também em Palmeira dos Índios, no Centro da cidade, a UN Serrana vai distribuir material educativo sobre o uso racional da água.
A UN Leste vai promover visitas técnicas às Estações de Tratamento, exposição de cartazes, panfletagem e distribuição de água em copos, em Maragogi, no dia 20; palestras sobre desperdício de água e conscientização no uso da rede de esgoto, também em Maragogi, no dia 21; palestra sobre uso racional da água e exposição de cartazes com essa temática, na Escola João Paulo II, em Rio Largo, no dia 25; o mesmo tipo de ação será realizado também no município de Flexeiras, no dia 26.
No dia 28, a UN Leste vai promover visitas técnicas às nascentes da Estação de Tratamento, exposição de cartazes, material e distribuição de água em copos, no município de Pilar, envolvendo cerca de 300 alunos. Também no dia 28, haverá a exposição de cartazes com a temática da preservação de nascentes e uso racional da água, com a distribuição de água em copos, para alunos de Satuba. Em todas as ações que envolvem estudantes, a UN Leste vai contar com a parceria das Secretarias Municipais de Educação.
Em Arapiraca, a UN Agreste vai promover, no dia 21, uma ação no Centro da cidade, na qual haverá a distribuição de material educativo sobre o uso racional da água e a exibição de um vídeo sobre a nova adutora do Agreste.
Fonte: Agência Alagoas
0 Comentários