Prazo para regulamentação dos veículos vai até o dia 1º de dezembro; órgão apontou que fase punitiva vai começar
O prazo para que os donos de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas de Alagoas (as famosas cinquentinhas) regularizem a sua situação perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado está apertando. Contudo, são poucos os condutores que já compareceram ao órgão para fazer o emplacamento dos veículos, como revelou à Gazetaweb o diretor-presidente em exercício do Detran-AL, Antônio Tenório, na tarde desta quinta-feira (22).
Segundo o diretor-presidente do órgão, das cerca de 10 mil cinquentinhas que rodam no Estado, apenas uma média de 1.300 já está regularizada.
A discussão sobre a necessidade de emplacamento das cinquentinhas vem de longa data, e o prazo final para a regularização tem sido adiado há pelo menos dois anos. Os órgãos responsáveis, no entanto, sustentam que, a partir do dia 1º de dezembro, as fiscalizações voltarão a autuar e a apreender os veículos que não tiverem resolvido suas pendências com a geração de documentos e emplacamento.
Para Tenório, o problema está no fato de que muitos veículos já saem da fábrica sem o chassi (número de identificação), não têm nem nota fiscal, e os condutores insistem em não se regularizarem porque alegam que se trata de um veículo pequeno.
“Já se discutiu muito sobre se há ou não a necessidade de fazer tudo isso, mas o Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] e o Contran [Conselho Nacional de Trânsito], que regularizam essas questões, já baixaram as medidas determinando que elas devem, sim, ser emplacadas e se regularizar”, afirmou Tenório. “Nós apenas cumprimos as ordens”.
Gazetaweb
BOM DIA
ACHO DIFÍCIL ISSO ACONTECER ESTAMOS EM ALAGOAS TERRA DOS POLÍTICOS (MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.