Alagoas tem 34.652 em atraso com a segunda dose da vacina da covid-19. Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, e compreende o período de 17 de janeiro a 14 de junho de 2021.
Segundo o boletim da pasta divulgado na sexta-feira passada, dessas doses em atraso, 23,4 mil são referentes a atraso na Coronavac (67% do total). As outras 11,2 mil são da AstraZeneca (33%).
Apesar do alto número, Alagoas é o quarto em menos faltosos, em termos proporcionais, atrás apenas de Paraná, Goiás e Distrito Federal.
No Brasil, segundo o boletim, eram 3,8 milhões de faltosos até o dia 14 de junho, o que corresponde a 15% do total que tomou a primeira dose e já estaria apto a fechar o ciclo vacinal.
Especialistas alegam que as pessoas não devem deixar de tomar a segunda dose, já que ela garante uma maior eficácia de vacina. Mesmo que esteja atrasado, a orientação é que a pessoa busque o posto de vacinação e conclua o esquema.
O Ministério pede aos municípios e ao estado que, diante do alto número de pessoas que não completaram o ciclo, que seja feita alguma ação para identificar estratégias mais efetivas para a busca ativa dos faltosos. Essa análise também pode estar influenciada pela importunidade dos registros.
Dados atuais
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, já foram aplicadas em Alagoas até ontem 1.333.580 de doses das vacinas contra a covid-19: são 978.200 pessoas vacinadas com a primeira dose e 355.380 já imunizadas com a segunda dose e dose única.
Ao todo, o estado recebeu, do Ministério da Saúde 1.866.870 doses das vacinas, das marcas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
0 Comentários