O governador Renan Filho (MDB) disse neste sábado, 2, que deve endurecer as medidas de segurança no Estado para tentar frear os casos de Covid-19 em Alagoas. Para tal, o governador não descarta a adoção do lockdown, que consiste em bloqueio mais rigoroso das atividades no Estado. O novo decreto emergencial deve ser antecipado ao 05 de maio, quando era previsto.
Renan Filho disse que está em contato como prefeito Rui Palmeira e representantes de hospitais públicos e privados, especialistas em saúde para definir as estratégias mais adequadas.
No entanto, adianta que é urgente a necessidade de ampliar o isolamento social e o distanciamento entre as pessoas. Renan Filho também se referiu ao uso de equipamento de proteção individual entre os cidadãos. Para o governador a preocupação é que a estrutura de saúde do Estado não seja o suficiente e haja um colapso, como tem ocorrido em outros estados.
Por hora os leitos disponíveis no estado estão atendendo a demanda e até o dia 15 este número deve aumentar com a entrega do Hospital Metropolitano, que vai atender à parte alta de Maceió e a região Metropolitana de Maceió.
Lockdown
O termo “lockdown” significa bloqueio total. Ou seja, é uma medida mais severa em uma pandemia. Com essa decisão, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos. Praticamente todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde.
0 Comentários