Durante entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (18), o governador Renan Filho falou sobre a expectativa para a chegada das mais de 70 mil doses da vacina CoronaVac a Alagoas e contou que a primeira pessoa a ser imunizada no estado será uma assistente social do Hospital da Mulher, profissional da saúde e que possui comorbidades, “mas que, mesmo assim, não abandonou a linha de frente”.
Além dela, outros quatro trabalhadores da saúde receberão a dose. “Os trabalhadores da saúde são os que estão ‘no front da guerra’, por isso serão priorizados”, falou.
“As doses devem chegar ainda hoje ao estado”, afirmou o governador, dizendo que entrou em contato com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para reiterar que o estado está preparado para receber as doses do imunizante e iniciar a vacinação.
A distribuição das doses dos imunizantes será por via terrestre e por helicópteros, disse o governador, que amanhã decolarão do Hospital da Mulher.
Renan Filho comentou que as vacinas, a partir de agora, chegarão com uma maior frequência e quantidade, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção nacional do imunizante.
“Espera-se a produção de entre 100 e 150 milhões de doses nos próximos três a quatro meses”, disse, explicando que os seis milhões de doses devem ser administradas em todo o território nacional em até dez dias.
As doses da vacina devem chegar ainda na tarde de hoje, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de onde serão levadas para os locais de armazenamento.
O plano estadual de imunização terá início amanhã (19), às 8h, e irá priorizar os trabalhadores da rede pública de saúde e a população indígena residente em aldeias.
0 Comentários