Ascom
Uma semana de eventos, de 26 a 29 de novembro, voltados para a saúde e organizada pelo Conselho Estadual de Saúde, encerra a programação do CES na comemoração dos 30 anos do Sistema Único de Saúde e dos 25 anos de criação do Conselho. A programação começa nesta segunda-feira, com a terceira edição do Café com Prosa e Saúde,que vai debater a história do SUS e o futuro do Sistema que é fundamental para a população brasileira, principalmente para os alagoanos que em cerca de 95% da população, dependem do sistema para qualquer tipo de assistência. O debate é voltado para conselheiros, movimentos sociais e aimprensa e terá como palestrante o médico Ubiratan Pedrosa, que tem uma longa caminhada em defesa do SUS. .O café será no sindicado dos bancários, a partir das 8:30 da manhã.
Na terça-feira, a partir das 9 horas da manhã, no auditório do Tribunal de Constas de Alagoas, a discussão será com estudantes das universidades públicas e privadas do estado, sobre saúde pública e a importância da formação de novas lideranças que compreendam e defendam o SUS. A roda de conversa terá a participação da assistente social sanitarista Genilda Leão, que também participou da luta de construção do Sistema em Alagoas, o presidente do CES, Jesonias da Silva, professores e estudantes.
Na quarta-feira, 28 , a partir das 9 horas, no plenário da ALE e em parceria com a Assembléia Legislativa, o Conselho irá homenagear os, na época, deputados federais Renan Calheiros e Eduardo Bomfim, que participaram da elaboração da Constituição Federal de 88, quando, pela primeira vez, a saúde foi incluída como direito amplo e universal para todos os brasileiros. Também serão homenageados os deputados Francisco Tenório e Leo Loureiro, presidente e membro da Comissão de Saúde do lesgislativo, respectivamente.
Na quinta-feira, 29 de novembro, às 9 horas, no auditório da faculdade Uninassau, no Farol, teremos o encerramento de toda a programação que começou em julho, com qualificação de movimentos sociais, conselheiros municipais e estaduais em parceria com o Ministério Público Estadual, acerca do funcionamento dos conselhos, do SUS e da legislação que ordena a saúde pública no Brasil e em Alagoas. Nesse último dia, o CES vai homenagear os ex-presidentes e também personalidade e entidades que compõem os três segmentos que formam os conselhos – gestor/prestador, trabalhador e usuário – que se destacaram ao longo dos anos, na concretização dos conselhos de saúde e na construção do SUS.
Como prestadores de serviço vão ser homenageados a Maternidade Escola Santa Mônica e o Hospital Geral do Estado pelo trabalho que prestam à sociedade, apesar das dificuldades . Como gestores serão homenageados a dentista Kátia Born e o sanitarista JoelingtonMedeiros por terem trabalhado arduamente com o objetivo da organização da rede pública de saúde para viabilizar o SUS, a ação dos conselhos e dos municípios juntamente com o estado. Como trabalhadores os médicos Júlio Bandeira e Valmir de Melo Gomes, que atuaram como liderança dos trabalhadores por direitos, condições de trabalho. Como usuários vão ser homenageados o líder comunitário Antônio Sabino e a Comissão Pastoral da Criança pela atuação que tiveram em defesa dos direitos da população, das crianças em vulnerabilidade social.
Outras duas homenagens especiais vão contemplar a Promotora Público do Núcleo da Saúde do Ministério Público de Alagoas, Micheline Tenório pela atuação no cumprimento da legislação por parte dos gestores e pela parceria com o Conselho Estadual de Saúde e ao deputado federal Ronaldo Lessa, que quando prefeito e governador, estruturou a saúde pública em Maceió e em Alagoas de acordo com o que preconiza o SUS.
0 Comentários