Em entrevista coletiva virtual concedida à imprensa, realizada no início da noite desta segunda-feira, dia 11, o secretário de Saúde Alexandre Ayres apresentou os números da Covid-19 em Alagoas. Conforme o Boletim Epidemiológico o estado está com 138 óbitos e 2.343 casos confirmados da doença. A taxa de letalidade é de 5,9%.
Ayres voltou a reforçar a importância do cumprimento das medidas do decreto e o uso de máscaras para evitar a propagação do vírus e disse que Alagoas está com uma média de 45% de isolamento e “as pessoas continuam pagando para ver”.
O secretário lamentou a morte de uma profissional de saúde registrada hoje e pediu ajuda ao cidadão no isolamento social e questionou a postura de alguns políticos, reforçando que o momento é de união para enfrentar este, que é o “maior desafio da saúde pública de nossa geração”, afirmou ele.
Ayres comentou o esforço feito para a inauguração do Hospital Metropolitano, que acontece nesta sexta-feira, dia 15, e disse que o governo não irá medir esforços para cuidar dos cidadãos afirmando que, um dos problemas mais graves enfrentados neste início de semana é a “falta de colaboração da população e disse que, do jeito que os números vão, até o final de maio teremos 5 mil casos confirmados de coronavírus em Alagoas”.
Dos 155 leitos de UTI disponíveis, 114 estão ocupados, o que significa uma taxa de ocupação de 74%, comentou o titular da pasta da saúde, afirmando ainda que “dos 505 leitos disponíveis no estado para tratamento a pacientes do novo coronavírus, 315 estão ocupados e a maior preocupação é a alta ocupação das UTIs”.
Jatiúca e Ponta Verde seguem liderando o ranking dos bairros com maior incidência da doença, com mais de 100 casos cada um, comentou o secretário.
O secretário comentou que até o final de junho deve estar entregando também o Hospital em Porto Calvo, o que irá ampliar o número de leitos.
A respeito da alta ocupação dos leitos de UTI, o secretário se mostrou preocupado e disse que a população precisa ajudar e “pensar na coletividade”.
Já as equipes que irão atuar no Hospital Metropolitano se encontram em treinamento, concluiu o secretário.
0 Comentários