A cidade de Arapiraca e municípios circunvizinhos ganharão nesta quinta-feira 209 novos soldados. O secretário de Estado da Defesa Social, Diógenes Tenório, participa da solenidade, representando o governador Teotonio Vilela. O contingente ficará lotado na região do Agreste, no âmbito do 3º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas. O evento será realizado no Ginásio de Esporte Ceci Cunha, às 10h30.
Com a formação desses novos praças, a partir da próxima semana o policiamento ostensivo do Estado contará com o reforço total de 975 novos soldados da Polícia Militar de Alagoas, que atuarão na segurança pública e no patrulhamento diário, em contato direto com a população de todos os municípios alagoanos.
Na sexta (16), a formatura dos outros 766 policiais militares que compõem o novo efetivo acontece em Maceió, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. A capital receberá o maior número de policiais, definido em um estudo prévio da Defesa Social sobre a malha criminal nas principais cidades de Alagoas.
Ao todo, a quantidade representa um aumento de quase 100% no contingente atual de soldados atuantes em unidades operacionais em todo o Estado.
Segundo o comandante do 3º Batalhão da PM, coronel Túlio Roberto Emery dos Santos, as ações da Polícia Militar se intensificaram na região, com a criação do Pelotão Montado, renovação da frota de viaturas, aquisição de veículos de médio porte e viaturas para policiamento de trânsito, reativação do policiamento da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e instalação de centro de treinamento físico.
“O fortalecimento do policiamento na região faz parte do avanço das realizações da corporação no Agreste. Os novos agentes de segurança pública vão atuar em uma cultura de paz na região, que tem crescido muito nos últimos anos”, observou o comandante.
Os novos soldados foram aprovados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado. Dos primeiros 1.000 classificados para o Curso de Formação da PM, 25 foram convocados para o Curso de Formação de Oficiais e já iniciaram as atividades acadêmicas. Os 975 soldados alunos vivenciaram a rotina militar e receberam instruções teóricas e práticas, com treinamentos físico-militar, de tiro, armamento e munição, direitos humanos, polícia comunitária, gerenciamento de crises, técnicas policiais e policiamento ostensivo geral, entre outros.
O comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, destaca o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das ações de segurança pública diante das novas demandas da sociedade. “A criminalidade nos dias de hoje não é a mesma de vinte anos atrás. As cidades cresceram e com elas, a incidência criminal e a demanda da sociedade. Por conta disso, o policial militar deve caminhar no mesmo passo, acompanhando essa evolução”, disse.
Para ele, o fortalecimento do contingente policial representa uma ação de proteção e de prevenção da criminalidade. “A nossa PM é uma corporação cidadã, que vive e prega a cultura de paz. A missão do policial militar é um verdadeiro sacerdócio. Como comandante e cidadão, fico feliz em saber que quase mil novos agentes de segurança pública passarão a estar nas ruas, defendendo nosso povo”, declarou Pinheiro.
Fonte: Agência Alagoas
0 Comentários