A quantidade de chuvas nos últimos dois dias elevou o nível dos principais rios, e vários municípios de Alagoas amanheceram, nesta quinta-feira (4), em alerta, conforme aviso hidrológico publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O Rio Mundaú e os principais afluentes nas cabeceiras atingiram as cotas de atenção nos municípios de Palmeirina – PE, União dos Palmares, Murici e Rio Largo. Caso haja continuidade das chuvas, há risco de transbordamento do rio nos municípios de União dos Palmares e Murici, durante esta quinta-feira.
No município de Atalaia, o Rio Paraíba atingiu a cota de atenção. Há risco de elevação do nível do rio e transbordamento se o temporal permanecer nesta quinta.
Os níveis das Lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. Caso haja continuidade das chuvas, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco.
A situação preocupa em Jacuípe. O Rio Jacuípe ultrapassou a cota de atenção e permanece com tendência de elevação também no município de Colônia Leopoldina.
Ainda há risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos da Zona da Mata e Litoral Alagoano (incluindo a Região Metropolitana), devido ao acúmulo de chuva dos últimos dias.
De acordo com a Sala de Alerta da Semarh, a previsão é de chuvas isoladas intercalando com períodos de tempo seco nesta quinta. Amanhã, o tempo fica mais seco, com predomínio de sol ao longo de algumas horas do dia. Já para o final de semana, o tempo volta a ficar mais instável, com chuvas isoladas ao longo do dia, com intervalos de sol.
0 Comentários