O volume de chuva que caiu em Maceió nesta quinta-feira (20) foi quase tudo o que era previsto para o mês de fevereiro. Foram 68 milímetros em 12 horas, quando o esperado para todo o mês na capital alagoana eram 72,9 milímetros, segundo a meteorologia.
A informação é do meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
“Fevereiro é um mês em que, historicamente, chove pouco mesmo. Esse volume distribuído para os todos os dias do mês não seria sentido com tanta intensidade”, explicou Pinho.
A chuva causou estragos na cidade. Alagamentos e longos congestionamentos foram registrados em diversos bairros. Um trecho da orla da Ponta Verde ficou tomado de água.
O mau tempo no estado é provocado por um vórtice ciclônico, fenômeno natural com ventos em altos níveis e formação de nuvens carregadas, que está sobre a Bahia. Mas a borda deste vórtice, que está sobre o litoral alagoano, provoca muita umidade e isso provoca as chuvas.
Chuva continua na sexta
Chuva em Maceió deve continuar na sexta-feira, diz meteorologista
A Semarh esclarece que não há previsão de que chova nesta noite o dobro do que já choveu durante o dia, mas avisa que a sexta (21) também deve ser de chuva em toda a faixa litorânea de Alagoas, com atenção especial à Região Metropolitana; Zona da Mata, com atenção especial ao Vale do Jacuípe; e Baixo São Francisco.
Segundo a Sala de Alerta da Semarh, as condições climáticas continuam favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios.
A previsão é de que a chuva perca força na noite de sexta.
“Ainda há possibilidade de pancadas de chuva, mas elas devem acontecer com menor intensidade, gradativamente, até a noite de sexta, madrugada de sábado”, informou o meteorologista Vinícius Pinho.
0 Comentários