O projeto Lazer na Praça levou um público específico à Praça do Centenário, no bairro do Farol, na manhã deste domingo (23). O espaço em volta do palco foi tomado por pessoas da terceira idade, que aproveitaram o momento para fazer teste de glicemia e aferição da pressão, realizados por profissionais da saúde sob a organização do Grupo Lions de assistência às pessoas carentes.
A aposentada Doralice Alves, 82 anos, é hipertensa, mas segundo ela, a pressão está sempre controlada, “Eu tento fazer tudo o que meu médico me recomenda, por isso que ainda estou aqui, muito feliz”, disse, sorridente. A coordenadora do Grupo Lions, Iolanda Soares, informou que várias ações são oferecidas para as comunidades carentes de Maceió e do interior de Alagoas. “Temos como objetivo cuidar das pessoas carentes do nosso Estado, mas hoje, a Praça do Centenário foi escolhida para trazermos ações de cuidados com a saúde para os diabéticos e hipertensos”, ressaltou.
Prevenção
No palco, houve um momento de meditação e aplicação de exercícios práticos, por meio de uma técnica japonesa que ajuda a minimizar os efeitos que causam estresse, pressão alta, dor de cabeça e insônia. Uma oficina foi elaborada com orientações sobre a riqueza da medicina natural e sessão de massoterapia. A praça foi decorada com bolas azuis, em comemoração ao Novembro Azul, campanha de prevenção do câncer de próstata.
“As ações levadas à Praça do Centenário têm contribuído para o enriquecimento do espaço. A forma democrática de utilização dos espaços públicos dá uma nova identidade ao ambiente, e a Semel tem tido, a cada edição, a preocupação de fazer novas parcerias que só têm a somar com as nossas ideias”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Moura.
Estandes das artesãs do projeto Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), foram montados no local. Os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) bloquearam a pista em frente à praça, no sentido Tabuleiro do Martins/Centro, com desvio pela Irís Alagoense. A Guarda Municipal garantiu a segurança no local e servidores da Slum mantiveram a limpeza da praça.
Fonte: Alagoas 24 Horas
0 Comentários