Por BPA
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), sob a Coordenação do Subtenente Pedro, Oficial de Operações, além das guarnições compostas pelos Sargentos Williams, Fernando, Eduardo e Tavares, e dos Cabos Valmon e Aristides, realizou na manhã deste domingo (25), uma operação de combate ao comércio ilegal de animais silvestres nas feiras livres do agreste alagoano e zona da mata. As cidades de Arapiraca e Marimbondo foram alvos da fiscalização de hoje.
Como resultado da operação desencadeada pelo militares do batalhão, cerca de 112 pássaros silvestres de espécies como Galo da Campina, Papa-capim, Azulão, Canário da Terra, dentre outras, foram apreendidas. Esses animais estavam expostos à venda sem a devida permissão, licença ou autorização de órgão competente, conforme preconiza o Art. 29, inc. III, da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Além da venda, os autores do delito também incorrem no Art. 32 (maus tratos) da Lei citada, devido aos pássaros estarem em pequenos compartimentos (cambucus e viajantes), expostos a todo e qualquer intempérie (calor, chuva, etc). Os mesmos, ao sentirem a presença do Órgão Policial Ambiental evadiram-se do local do ilícito, deixando os animais e petrechos, não sendo possível a conclusão do flagrante de Crime Ambiental (pena de 06 meses a um ano e multa de R$ 500,00 por espécime).
Os pássaros foram todos encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama na capital Maceió.
Fotos: BPA
0 Comentários