Ao todo foram apreendidos 127 pássaros e duas iguanas que eram negociados ilegalmente nos dois municípios
Da Redação
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu dezenas de pássaros silvestres na manhã desta segunda-feira, dia 13, em feiras livres das cidades de Arapiraca e São Miguel dos Campos.
Dentre os animais apreendidos estavam galos de campina, extravagantes, patativas, papa-capins, garibaldis, periquitos da terra e até um xexéu verdadeiro. Esta última espécie encontra-se ameaçada de extinção.
Como são acomodados em pequenos recintos, chamados de “viajantes” ou “cambucas”, geralmente sem água e comida, muitos pássaros não resistem e acabam morrendo.
Nas feiras livres dificilmente quem comercializa ilegalmente espécies da fauna regional são identificados. Quando as viaturas são avistadas pelos “olheiros” que se misturam na multidão, os mesmos são rapidamente avisados. Na operação de hoje também foram apreendidas duas iguanas.
Todos os pássaros foram levados para o Centro de Triagem (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro do Farol, em Maceió, onde passarão por um processo de readaptação para depois serem devolvidos ao habitat natural.
Fotos: cortesia ao MN
0 Comentários