A agências bancárias de Alagoas voltam a funcionar nesta segunda-feira (14) após 23 dias em greve. A decisão pelo fim da paralisação foi tomada pela categoria, em assembleia, ocorrida na última sexta-feira (11). Apenas o Banco do Nordeste permanece fechado por tempo indeterminado.
Nessa volta ao trabalho, os bancários compensarão o tempo que ficaram parados cumprindo uma hora a mais de trabalho até o dia 15 de dezembro.
A mobilização fechou mais de 150 agências no Estado. O comando nacional dos bancários aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que apresentou medidas específicas para os trabalhadores dos bancos do Brasil, Nordeste e Caixa Econômica. Sobre a proposta oferecida pela Fenaban, a entidade em Alagoas diz considerá-la ‘um avanço’.
A nova proposta elevou para 8% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários, e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%), além de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
Na terceira semana de paralisação, mais de 12 mil agências bancárias foram fechadas em todo o país. Em Alagoas, as atividades em 156 das 201 agências seguem suspensas. Os bancários reivindicavam um reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação) e revisão da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral.
Gazeta Web
0 Comentários