Empossado na tarde deste domingo, 1º de janeiro, Paulo Dantas (MDB) fez seu primeiro pronunciamento oficial em seu novo mandato como Governador de Alagoas. Ele falou sobre os desafios e expôs as prioridades para o ano de 2023, o primeiro dos quatro que tem pela frente como chefe do Executivo do Estado.
Em seu discursso de posse, Dantas prometeu manter os investimentos em educação e infrastrutura. “Vamos acelerar, duplicar [as rodovias] da capital a Delmiro Gouveia e do Sul ao Norte. Podem me cobrar”.
Entre as promessas, Paulo Dantas elencou o décimo terceiro do CRIA, que já vai sair do papel e será pago este mês, o programa Correria com IPVA zero, que já vai sair do papel e beneficiar motociclistas e motoristas de aplicativo. Estes, projetos do Executivo, já foram votados aprovados pelos deputados na Assembleia Legislativa de Alagoas”, disse. E promete mais: “Além do Crédito do Trabalhador vai sair do papel, gerando oportunidades, assim como o Daqui pro Mundo, que vai levar nossos alunos da rede pública para fazer intercâmbio no exterior e vai sair do papel”, completou o governador.
“Já temos mais de 100 escolas em tempo integral e vamos chegar a 150”, prometeu Dantas, afirmando que lugar de jovem é na escola, e não nas ruas, prometendo preparar a juventude alagoana para a vida.
“Vamos apoiar o Criança Alfabetizada em parceria com os municípios. Aqui, o filho do agricultor pode ser doutor ou um agricultor com excelente formação”, afirmando que toda criança alagoana será alfabetizada na idade certa, para assim escrever uma bela nova história no futuro Alagoas, com um estado livre do analfabetismo.
Preocupado com o fato de o Brasil voltar ao Mapa da Fome, Dantas prometeu um “programa inovador de transferência de renda para aperfeiçoar o Pacto contra Fome, além de levar o PAA alimentos para oferecer merenda de qualidade para os nossos alunos, manter o Cartão Cria, o Cartão Escola 10, o Programa do Leite, o Programa de Sementes, de Cisternas, os restaurantes populares”, um conjunto de ações que, garante ele, será o maior investimento de combate à fome da história de Alagoas.
Outra realização ressaltada por Dantas foi fazer de Alagoas o primeiro estado do Brasil a ter um secretariado de maioria feminina. “É claro que a gente queria trazer para o governo do estado essa representatividade feminina. Porque, como não canso de repetir, quanto mais mulheres na política, mais política para as mulheres”. Leia o discurso na íntegra.
Dantas agora segue para o Palácio Floriano Peixoto, também no Centro da capital, ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa. O chefe do Executivo vai participar do processo de revista da tropa e depois vai para o Salão de Despachos, onde ele dará posse aos secretários. .
‘Segundo mandato’ – Em 2022, Dantas foi eleito governador de Alagoas, aos 43 anos de idade, após a eleição indireta” realizada depois da saída de Renan Filho, também do MDB, para concorrer ao Senado Federal.
Nas eleições gerais, Paulo Dantas venceu em segundo turno no Estado com 52,33% dos votos em 100% das urnas eletrônicas apuradas, no domingo de 30 de outubro. O adversário Rodrigo Cunha, do União Brasil, teve 47,67% dos votos.
Quem é Paulo Dantas – Nascido em Maceió, Paulo Dantas foi criado no Sertão. É formado em Administração e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual. Em 2022, foi eleito governador de Alagoas, aos 43 anos de idade, após a “eleição tampão” realizada depois da saída de Renan Filho, também do MDB, para concorrer ao Senado Federal. Paulo Dantas é filho do ex-deputado Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem é casado há 26 anos e tem duas filhas.
0 Comentários