A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou imediatamente as operações das estações de produção de petróleo e gás natural em São Miguel dos Campos e Pilar.
A decisão foi tomada após a identificação de ‘desvios críticos e situações de Risco Grave Iminente (RGI) para a vida humana e o meio ambiente’.
A fiscalização, realizada entre 10 e 14 de junho, revelou falhas significativas nos procedimentos de emergência, como a falta de mecanismos de esfriamento dos tanques e problemas nas válvulas de controle de pressão, aumentando o risco de incêndios e explosões.
A ausência de alarmes sonoros para emergências também foi um problema destacada pela agência. A estação de Furado, em São Miguel dos Campos, já havia sido cenário de um grave acidente em 2008, que resultou na morte de quatro trabalhadores.
A empresa Origem Energia, atual responsável pelas unidades, garantiu que o abastecimento de gás em Alagoas não foi afetado e está tomando medidas para atender às exigências da ANP.
A produção está suspensa, com um prazo inicial de 90 dias para regularização das falhas, podendo ser estendido por quase um ano.
0 Comentários