O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, na tarde desta segunda-feira (21), que o mar da Praia da Jatiúca, em Maceió, possui intensa contaminação por colifromes fecais, segundo apontou o relatório da coleta da água.
A coleta dos fiscais do IMA foi feita quando uma grande mancha escura voltou a aparecer no mar depois das fortes chuvas na última sexta (18). A mancha se espalhou em um raio de 25 quilômetros, até a Praia de Cruz das Almas.
Nos dois locais onde foram coletadas amostras, o resultado do exame aponta que há mais de 1,6 milhão de coliformes fecais em cada 100 mL, quando o limite seria de 1000 NMP (Número Mais Provável)/100mL.
Segundo o relatório, foram analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos e as amostras “não atendem aos critérios estabelecidos para águas avaliadas na categoria própria destinadas à balneabilidade (recreação de contato primário)”.
De acordo com o IMA, o relatório foi enviado à Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) de Maceió, órgão responsável pela fiscalização das ligações clandestinas nas galerias de águas pluviais.
As amostras para análise da qualidade da água foram colhidas em dois pontos da Jatiúca. Especialistas recomendam que banhistas não optem por tomar banho neste trecho do mar.
“Pode propiciar irritação na pele e nos olhos, conjuntivite e também há risco de contrair hepatite A”, alerta o infectologista Renne Oliveira, ao ressaltar que é preciso ficar atento a sintomas como diarreia, vômito ou febre.
Fonte: G1
0 Comentários