O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece em 2024 mais de 7.500 vagas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas serão distribuídas aos candidatos aprovados em cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Ao todo, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), são 7.558 vagas somente em Alagoas. A Ufal é a instituição que mais irá ofertar vagas para cursos de ensino superior. Ao todo, serão 5423 vagas, sendo 2565 pela ampla concorrência e 2858 pela reserva de vagas.
Somente para a Ufal, as vagas serão destinadas a 109 cursos presenciais de graduação nos campi localizados em Maceió e no interior de Alagoas.
Confira a distribuição nas demais instituições de ensino superior público de Alagoas:
- Uneal – 1115 vagas distribuídas em 33 cursos de graduação nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.
- Ifal – 620 vagas disponíveis em 13 cursos de graduação nos campi Maceió (550), Satuba (30) e Penedo (40). As vagas são para os cursos de Alimentos, Ciências Biológicas, Design de Interiores, Engenharia Civil, Física, Gestão de Turismo, Hotelaria, Letras – Português, Matemática, Química e Sistemas de Informação (Maceió); Laticínios (Satuba) e Química Industrial (Penedo).
- Uncisal – 400 vagas para os Cursos de Bacharelado em Enfermagem (40), Fisioterapia (40), Fonoaudiologia (30), Medicina (50) e Terapia Ocupacional (40) e os Cursos Superiores de Alimentos (30), Gestão Hospitalar – EaD (50), Radiologia (60), Segurança no Trabalho (30) e Sistemas para Internet (30).
Após a divulgação dos resultados do Enem no próximo dia 16, os candidatos devem estar atentos aos prazos de inscrição do Sisu, que ocorrerá no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro. Este ano, o Sisu ofertará apenas uma edição
NOVIDADES
A edição 2024 do Sisu trouxe a atualização da Lei de Cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Antes era no valor de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e agora vai até 1 salário mínimo por pessoa da família.
*Com assessoria
0 Comentários