O governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) liberando uma verba de R$ 10 milhões para minimizar os efeitos da seca em 37 municípios do semiárido alagoano.
O governo do estado decretou situação de emergência na última sexta-feira (3). A medida faz parte do reconhecimento por parte da União para amenizar os danos causados pela maior seca que atingiu Alagoas nos últimos tempos.
“Esse reconhecimento por parte do governo federal nos habilita a receber esses recursos para investimentos em carros-pipas, bem como na compra de ração animal”, informa o coordenador Estadual da Defesa Civil em Alagoas, tenente-coronel Edvaldo Nunes.
Ele explica ainda que o reconhecimento do estado de emergência por parte do governo Federal não significa uma prorrogação da medida. “Não existe prorrogação de estado de emergência. O que há é um novo decreto”, esclarece Nunes.
O governo do Estado decretou situação de emergência em 37 municípios alagoanos devido à seca. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (3), expõe a necessidade da medida devido à falta de chuvas no semiárido alagoano e os impactos decorrentes das perdas na atividade agropecuária da região e diante da ausência do líquido nos reservatórios utilizados para consumo humano.
O decreto de situação de emergência vale 180 dias vale para os municípios de: Água Branca,Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas,Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro.
Além dos municípios de Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Fonte: G1
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