União reconheceu situação de emergência em 38 municípios castigados pela estiagem
Alagoas deve receber cerca de R$ 14 milhões para executar ações de combate a seca no Agreste e Sertão do estado. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, na tarde desta segunda-feira (13).
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 38 municípios alagoanos, cujo decreto foi publicado no Diário Oficial da União e tem validade de 180 dias.
De acordo com o coronel Moisés, a primeira ação a ser executada será a retomada da Operação Carro-Pipa em parceria com o Exército Brasileiro, que deve atender mais de 200 mil pessoas.
“Nossa primeira ação será retomar a Operação Carro-Pipa e, em seguida, vamos trabalhando em outras ações. Nossa prioridade é levar água para essas 200 mil pessoas, que já deve iniciar no final desta semana”, explicou.
Além do Carro-Pipa, a Defesa Civil Estadual deve adquirir ração animal para distribuir entre os produtores de baixa-renda dos municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida.
A medida é válida para os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Informação de Danos (FIDE).
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