Uma grande quantidade de água suja foi lançada na Praia da Ponta Verde, por uma galeria de água pluvial (própria para água da chuva) nesta quinta-feira (26). O odor forte e a coloração escura da água chamou a atenção de quem passava pelo local, que é uma das praias urbanas mais frequentadas por turistas em Maceió.
Os banhistas se revoltaram com a cena. “Uma vergonha isso aqui. Um lugar tão lindo e com essa nojeira, esse esgoto sendo lançado no mar. Mergulhar está fora de cogitação”, disse a turista Magali Souza da Silva, do Rio Grande do Sul.
No último fim de semana, uma equipe da TV Gazeta registrou a mesma situação. Um vendedor que trabalha na orla, e que não quis se identificar, confirma o problema recorrente.
“A gente vive perdendo cliente por conta disso. É um problema antigo, e ninguém faz nada para resolver”, falou.
A assessoria do Instituto de Meio Ambiente (IMA) informou que uma equipe foi ao local fazer uma coleta e avaliar a situação para saber se a água suja se trata é de esgoto ou de outra origem.
O IMA enviou equipes ao local após o recebimento da denúncia. O instituto ainda está analisando obras e edifícios existentes próximos ao local onde a água surgiu. Por meio de nota, foi informado que a origem da galeria ainda não foi identificada.
“Inicialmente não foi identificada a origem, mas a equipe está reunindo os indícios que deverão apontar os responsáveis. O resultado da análise das amostras deve sair na próxima segunda-feira (30)”.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunicaram que uma equipe de fiscalização também foi encaminhada ao local.
A Casal comunicou que a água é oriunda de uma galeria de águas pluviais, que é de responsabilidade da prefeitura e não da companhia. A assessoria da prefeitura informou ao G1 que equipes ainda estão analisando o local para dar um posicionamento.
Fonte: G1
0 Comentários